Logo da Pinacoteca

Apoie

Ingressos

Logo da Pinacoteca

Ministério do Turismo, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Pinacoteca de São Paulo apresentam

Curso online

Exposições de arte indígena e o processo educativo para a nova história do Brasil

com Naine Terena de Jesus e convidados
nos dias 22, 23, 24 e 25 de junho de 2021, 19h às 21h

Sobre

Baseada na experiência da montagem da exposição Véxoa: nós sabemos, que reuniu cerca de 23 artistas/redes/coletivos indígenas do Brasil e todos os produtos oriundos de sua realização, este curso tem a intenção de problematizar a presença das exposições de arte indígena em instituições voltadas para as artes no Brasil e os processos educativos que as mesmas podem proporcionar tanto para o público, quanto para as próprias instituições, considerando a necessidade da efetiva representação dos povos indígenas em tais locais, em todas as ações que as mesmas realizam. Ainda que tenha tido um público reduzido, Véxoa: nós sabemos, recebeu cerca de 30 mil pessoas e deixou conteúdos riquíssimo de informações,como as lives realizadas em parceria com o projeto Cultures of Anti-Racism in Latin America – University of Manchester/UFBA/UnB/Arts and Humanities Research Council, e o catálogo, que neste momento, constituem-se como documentos histórico de sua montagem/desmontagem em período de pandemia da COVID -19 (2020/2021). Véxoa: nós sabemos foi premiada com o Sotheby’s Prize 2019.

Confira o programa do curso completo abaixo:

Aula 1 – 22/06/2021 – Processos que movimentaram a exposição Véxoa; Processos que Véxoa movimentou.

Aula 2 – 23/06/2021 – ‘Catálogo indígena’ -Materiais de apoio – didáticas – ludicidades entre outras formas de educar. Participação: Idjahure Kadiweu (Editor do Catálogo de Véxoa).

Aula 3 – 24/06/2021 – Registros escritos acerca da presença indígena: processos educativos. Participação: Daniel Munduruku

 Aula 4 – 25/06/2021 – Construções futuras. Conversa com os participantes.

Serviço

250 vagas

R$80,00 (inteira), R$72,00 (amigos e patronos da Pinacoteca) e R$40,00 (meia-entrada).

Inscrições aqui.

Vagas gratuitas (solicitações por ordem de chegada e através deste formulário online)
25 vagas gratuitas para professores de escolas públicas
25 vagas gratuitas para educadores sociais

As aulas serão online realizadas através da plataforma Plataforma Zoom. O link será compartilhado com os alunos após a inscrição.

Mais informações no site do museu ou pelo e-mail cursos@pinacoteca.org.br.
Esse curso integra a programação de atividades relativas aos eixos curatoriais, artísticos e pedagógicos da Pinacoteca e pretende estimular a diversidade de narrativas.

Saiba mais

O curso será realizado em formato online via Zoom Meetings. O link de acesso à sala online e demais informações para início do curso serão enviadas juntamente com e-mail de confirmação de inscrição.

O aluno deverá usar o mesmo e-mail cadastrado no ato da compra para acessar a sala online, do contrário não será possível realizar o cadastro e acesso à plataforma ZOOM Meetings  e os recursos disponíveis para transmissão da aula. Eventuais trocas de e-mail feitas após a compra devem ser comunicadas à organização do curso até 2 dias antes do início do curso.

O curso é online, fornecido no formato síncrono, ou seja, ao vivo. As aulas serão gravadas e disponibilizadas para os alunos regularmente inscritos após a realização curso. A equipe Pina_curso compartilhará o link de acesso dos vídeos por e-mail e prazo de acesso.

A inscrição é pessoal e intransferível. Em caso de inscrição-presente, no momento da matrícula o pagante deve incluir os dados do seu “convidado” e informar a organização do curso sobre tal inscrição-presente, a fim de evitar possíveis equívocos de cadastro ou de compartilhamento dos conteúdos de estudo.

A utilização de meia entrada é concedida a: estudantes, professores, pessoas com 60 anos ou mais e funcionários de instituições culturais (limite de até 5 funcionários de uma mesma instituição).

Materiais complementares como, bibliografia do curso, PDFs, links de vídeos indicados pelo professor, serão compartilhados através de uma pasta virtual, gerenciada pelo professor e a coordenação do curso. O material ficará acessível por tempo limitado.

Pedidos de cancelamento ou transferência serão aceitos até a véspera de abertura do curso.

O inscrito pode desistir do curso no prazo em até 7 dias corridos, a contar da data da compra, e assim solicitar o estorno do valor investido.

O inscrito que desistir do curso após 7 dias corridos, a contar da data da compra, e antes do início da atividade, pode solicitar o reembolso do valor investido. O reembolso deve ser realizado em até 30 dias ou conforme planejamento do departamento financeiro.

Pedidos de cancelamento ou transferência, enviados após início do curso, não serão considerados, visto a necessidade de organização das atividades.

A declaração de frequência de participação será emitido aos que obtiverem 75% de presença durante o curso, ou seja, logados no momento da transmissão do curso. O acesso aos vídeos das aulas do curso não será considerado na contagem de frequência.

O curso poderá oferecer interprete/tradução em Libras e audiodescrição. Esses recursos de acessibilidade podem ser solicitados por e-mail até 5 dias antes do início do curso.

Mais informações pelo e-mail cursos@pinacoteca.org.br

 

Sobre a professora

É doutora em educação pela PUC-SP, possui mestrado em Artes pela UnB, é graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Mato Grosso. Realizou estágio pós-doutoral desenvolvendo pesquisa no Lêtece – UFMT, cujo foco era a utilização das Tic por indígenas de MT. Também esteve vinculada através da bolsa PNPD Capes ao Ateliê de Imagem e educação da Unemat/Cáceres, onde desenvolveu a pesquisa ” A arte do vídeo”, realizada a partir da problematização das narrativas realizadas por educadores da rede pública de ensino de Cáceres – MT.   Atua na Oráculo comunicação, educação e cultura, onde realiza pesquisas, docência em cursos livres, comunicação, curadorias e execução de projetos.