Logo da Pinacoteca

Apoie

Ingressos

Logo da Pinacoteca

FAQ

A partir de 15 de novembro de 2021 iremos retomar as visitas educativas, como teste, para grupos de até 10 pessoas, seguindo todos os protocolos de segurança. A Pinacoteca se reserva o direito de suspender os agendamentos de visitas educativos caso esse tipo de atividade apresente algum risco à segurança dos visitantes e funcionários do museu.

Para agendar uma visita com nossos educadores, ligue (11) 3324.0943/0944 de segunda à sexta.

Os agendamentos são realizados mensalmente, de segunda a sexta, das 10h às 17h00. A abertura de vagas é feita sempre na 2ª segunda-feira do mês para agendamento do mês seguinte.

* Escolas públicas e professores são isentos de pagamento do ingresso, basta apresentar documento que comprove vínculo com a instituição de ensino.

** A Pinacoteca não oferece serviço de transporte. Os ônibus fretados podem ser estacionados na rua em frente.

*** Cada educador atenderá um grupo formado por, no máximo, 10 pessoas, sempre acompanhados de responsáveis. A visita dura em média uma hora e quinze minutos e não visita o museu inteiro. Em função dos protocolos sanitários pedimos que os integrantes dos grupos tragam suas garrafas de água. 

Se você quer receber materiais de imprensa referentes a Pinacoteca de São Paulo como releases, imagens do museu e exposições ou agendar entrevistas ou filmagens, você pode entrar em contato com nossa assessoria de imprensa pelo e-mail imprensa@pinacoteca.org.br.

Para entrar em contato com nossa assessoria de imprensa, envie email para imprensa@pinacoteca.org.br ou ligue para (11) 3335.5367. Você pode receber releases e imagens, agendar entrevistas e filmagens.

Ficamos felizes em saber que você quer trabalhar conosco na Pinacoteca de São Paulo!

Para saber mais detalhes sobre as oportunidades abertas, acesse a área Trabalhe Conosco ou nos acompanhe no LinkedIn para conferir as vagas disponíveis. Você também pode enviar um email com seu currículo e contando um pouco sobre você para crh@pinacoteca.org.br e assim que surgir alguma oportunidade de acordo com seu perfil, entraremos em contato! 

Quer fazer o seu evento em um dos cartões postais mais bonitos da cidade?

A Pinacoteca tem capacidade de receber palestras, workshops e eventos corporativos. Clique aqui e conheça nossos espaços! Para saber mais sobre a disponibilidade de datas, orçamentos e como trazer seu evento para a Pina, envie um e-mail para eventos@pinacoteca.org.br

Uma visita na Pina é sempre especial, por isso é permitido registrar sua visita com fotografias e vídeos nas dependências do museu e suas exposições com celular e câmeras fotográficas, sem o uso de flash, sem uso de tripés de qualquer tamanho, pau de selfies, refletores ou outros equipamentos. Aproveite para marcar a Pina nas redes sociais com @pinacotecasp, adoramos conferir as fotos de vocês!
Ensaios fotográficos para noivado, casamento, álbum de gestantes, formaturas, registros corporativos entre outros, não são autorizados, pois interferem no funcionamento do museu e na experiência dos visitantes que circulam todos os dias pelos prédios.

A Pina está de volta! O museu funciona de quarta a segunda, das 10h às 18h.

O valor do ingresso é R$ 20,00, sendo R$ 10 a meia-entrada para estudantes com carteirinha.
Menores de 10 anos e maiores de 60 são isentos de pagamento. Aos sábados a entrada é gratuita para todas as pessoas.

Clique aqui e compre seu ingresso online. Para planejar sua visita, clique aqui.

As instituições de ensino podem retirar gratuitamente o material comparecendo pessoalmente no Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca, no endereço Praça da Luz, nº 2. Os materiais podem ser retirados às segundas, quartas, quintas e sextas, das 10h às 17h apresentando documento da instituição de ensino. Para mais informações, ligue (11) 3324.0943 ou 0944.

Devido à grande demanda de solicitações de pesquisas, conseguimos atender apenas casos pontuais de trabalhos acadêmicos.

Para avaliar um projeto e a capacidade do museu em atender à solicitação, é necessário baixar o arquivo abaixo, preencher os dados solicitados e enviar ao e-mail faleconosco@pinacoteca.org.br

Clique aqui e acesse o formulário

O pedido será encaminhado à respectiva área para avaliação, que responderá informando o prazo de análise do pedido, que pode ser de até 30 dias. Neste momento poderão ser solicitados novas informações sobre a pesquisa.

A entrega das informações não garante a autorização para a realização da pesquisa.

Todos os trabalhos aprovados e realizados com o apoio da Pinacoteca precisarão ser entregues na sua conclusão ao Centro de Documentação da Pinacoteca.

 

Se você está realizando um pesquisa sobre a Pinacoteca e precisa de informações ou documentos a respeito do museu, você pode agendar sua visita ao nosso Centro de Documentação e Memória (CEDOC), onde é possível realizar consultas ao acervo arquivístico e documental.

Para agendar sua visita ou solicitar informações para sua pesquisa, entre em contato pelo e-mail: biblioteca.cedoc@pinacoteca.org.br ou pelo telefone 3335-5377.

O atendimento presencial acontece no CEDOC, no endereço Largo General Osório, 66, 1º andar.

 

 

Biblioteca Walter Wey  é especializada em artes visuais, com amplo acervo de livros, catálogos e hemeroteca, para fazer sua pesquisa, é necessário fazer um agendamento pelo e-mail biblioteca.cedoc@pinacoteca.org.br. Também é possível consultar o catálogo online no site da Biblioteca, clicando aqui.

Endereço Biblioteca Walter Wey: Largo General Osório, 66  – 1º. andar

A Pinacoteca conhece a importância de garantir um acesso amplo de seu acervo para diferentes públicos, pensando nisso, o museu possui diversos programas educativos de atendimento a públicos variados. Clique aqui e conheça todos eles. 

Se você possui uma obra e deseja doá-la ou vendê-la para a Pinacoteca, você pode nos enviar um e-mail para nam@pinacoteca.org.br com as seguintes informações: 

– Autoria, título, data, materiais e dimensões;
– Se está assinada e/ou se possui inscrições;
– Localização da obra (cidade e estado);
– Histórico de procedência (como e onde foi adquirida), de exposições e publicações;
– Valor de mercado e/ou valor de venda proposto;
– Imagens e quaisquer outras informações. 

Junto com esses dados, pedimos que envie também seus dados para contato: nome completo, endereço, telefone e e-mail. 

As obras propostas são avaliadas pela equipe técnica do museu e pelo Conselho de Orientação Artística (COA). 

Quer apoiar um dos museus mais importantes do Brasil?

O Programa Amigos da Pinacoteca foi criado para que pessoas como você possam ser parceiros das atividades e ações educativas do museu. Os amigos da Pina possuem benefícios exclusivos, como entrada gratuita durante 1 ano, preview de exposições, descontos exclusivos com parceiros da instituição, além de diferentes visitas guiadas com artistas, curadores e muito mais. Para conhecer o programa, clique aqui .

Para mais informações ou dúvidas, você pode enviar um e-mail para amigosdapinacoteca@pinacoteca.org.br. Apoie a Pina!

Sabia que você pode comprar produtos da Pina na nossa loja virtual?  

Se você não encontrou o que precisa em nossa loja online, você pode enviar um e-mail para loja@pinacoteca.org.br solicitando o produto que você procura, nossa equipe vai te ajudar e conferir se o que você busca consta em estoque. 

Vai precisar usar sua visita na Pina como atividade complementar? Seu ingresso já vale como comprovante! 

Neste caso, basta guardá-lo com carinho para que você entregue em sua instituição de ensino. 

Quer incluir uma obra ou imagem do acervo da Pina em uma publicação ou trabalho?  

Pedimos que entre em contato pelo e-mail nam@pinacoteca.org.br informando a obra que deseja usar e em qual meio (livro, site, etc). 

A Pinacoteca de São Paulo possui um acervo com obras desde o período colonial até o contemporâneo. A programação de exposições é definida procurando dosar histórico e atual, nacional e internacional, enfatizando as práticas artísticas em diferentes momentos e contextos. 

Procuramos garantir ao público o contato com uma diversidade de expressões, abordagens, temas e períodos de modo a ampliar seu repertório, ao mesmo tempo nos propomos também a trazer o conhecimento produzido pelo próprio museu sobre sua história e sua coleção. 

Grande parte das exposições e publicações é organizada a partir das coleções mantidas pelo museu, bem como do trabalho de seus setores técnicos: Conservação e Restauro, Ação Educativa, Centro de Documentação e Memória e Biblioteca, além do Núcleo de Pesquisa e Curadoria. 

Abaixo, estão descritas as principais linhas que orientam a programação das exposições da Pinacoteca: 

– Revisão de carreira de artistas brasileiros contemporâneos;
– Mostras temáticas nacionais e internacionais;
– História institucional e acervos. 

Para sugerir uma exposição ou artista você deve saber que a programação anual de exposições da Pinacoteca é definida com antecedência mínima de 18 meses e é composta por propostas de pesquisas desenvolvidas internamente, bem como por projetos que chegam ao museu por contato com outros profissionais do meio artístico, como artistas, curadores ou produtores. 

O ponto de partida é sempre a apresentação de um projeto ao Núcleo de Curadoria e Pesquisa. Caso o projeto se enquadre na Política de Exposições da instituição, este será encaminhado à Diretoria Geral e, depois disso, ao Conselho de Orientação Artística – este órgão é que discute finalmente sobre a inclusão ou não do projeto na grade de exposições do museu. 

Envie seu projeto: curadoria@pinacoteca.org.br