Com uma nova oficina de conservação e restauro chegando na Pinacoteca, que tal relembrarmos a edição do ano passado (2024)?
Em 2024, o núcleo de Conservação e Restauro recebeu a conservadora-restauradora Valéria Duplat, uma profissional com experiência internacional incrível — formada na França, já trabalhou na Tate Gallery, em Londres, e hoje administra o Oporto Papel Conservation, em Portugal.

Valéria Duplat ministrando a oficina no Laboratório de Conservação e Restauro da Pina Luz
A ação foi dividida em três momentos principais: uma consultoria técnica sobre obras do acervo da Pina e comodatos em suporte papel, uma palestra aberta ao público e uma oficina prática para especialistas da área. O objetivo? Compartilhar conhecimento e encontrar soluções para os desafios da conservação, montagem e acondicionamento de obras modernas e contemporâneas, especialmente aquelas de grande formato e com materiais delicados.
Durante o trabalho conjunto foram analisadas obras complexas, com vários materiais e suportes diferentes. A partir daí, discutimos técnicas específicas para tratamento, acondicionamento e montagem, criando fórmulas e processos que foram aplicados durante a oficina. Essa troca foi essencial para aprimorar o trabalho da equipe e fortalecer o diálogo entre os profissionais da área.

Valéria Duplat ministrando a oficina na sala de restauro de obras em papel
Na palestra internacional “Restauração de papel em foco: vivências, desafios e contrastes entre restauros públicos e privados”, transmitida ao vivo com intérprete de Libras, Valéria dividiu histórias da sua trajetória, desde o trabalho em instituições públicas até os desafios do seu próprio ateliê, mostrando as diferenças e as soluções encontradas em cada contexto.

Palestra realizada no auditório da Pina Luz com transmissão ao vivo
A oficina prática contou com dezesseis participantes de várias instituições do país, incluindo professores, técnicos e profissionais da iniciativa privada. Entre os temas, estiveram a remoção de fitas adesivas usando géis e emplastos, técnicas de umidificação, planificação e estratégias para montagem de obras em papel. Também foram apresentadas soluções para a conservação de fotografias e peças de grande porte, com exemplos de materiais e práticas usados internacionalmente.
Esse encontro foi fundamental para atualizar conhecimentos, fortalecer as práticas da nossa equipe e incentivar o intercâmbio entre especialistas da área. E olha só: uma pesquisa de satisfação mostrou que os participantes adoraram, destacando a relevância dos temas, a aplicabilidade dos métodos e a clareza das explicações.
___
Em 2025, a área de Conservação e Restauro oferece mais uma oficina gratuita, dessa vez com o apoio especial da patrocinadora Bvlgari. Na Oficina internacional: Géis de PVA-Bórax – um método para a limpeza de superfícies sensíveis, os especialistas Andrea Del Bianco e Augusto Giuffredi apresentam as principais classes de agentes gelificantes, suas propriedades físico-químicas e principais utilizações na restauração de obras de arte.
Fique de olho porque vem mais por aí!
Clicando em "Aceito todos os Cookies" ou continuar a navegar no site, você concorda com o
armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a experiência e navegação no site.
Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.
Comentários
0 Comentários
Quem escreveu:
Autor da Postagem: Fernanda Bredariol
Conservadora-Restauradora, Historiadora e pesquisadora. Fernanda é mestre em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), se especializou em Conservação e Restauro pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) em 2016 e formada em licenciatura e bacharelado em História na UNICAMP. Dispõe de mais de 8 anos de experiência com conservação-restauração de obras de arte e acervos bibliográficos/documentais e atualmente é conservadora-restauradora de obras em suporte de papel na Pinacoteca do Estado de São Paulo.