No curso em formato grupo de estudo, Ana Lira propõe uma revisão crítica do uso dos espaços e suas coletividades como objeto estudado e instiga nos participantes a possibilidade de elaborar metodologias que fortaleçam sistemas de escuta-presença, vivências colaborativas e trânsitos de cuidado nos espaços sonoros.
A mediadora vai partilhar experiências desenvolvidas com comunidades sonoras nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, cujas potências a afluentes estão no entorno de importantes rios e mares brasileiros, respeitando os sentidos cuidadosos do navegar e suas rotas de celebração.
Dedicado a quem tenha interesse pelo tema, o curso vai compartilhar estratégias de escuta dos espaços como forma de construir relações que nos permitam fluir nos lugares, dialogando com seus estados de potência, criando e retroalimentando as atividades existentes nestas localidades.
PÚBLICO-ALVO: professores, pesquisadores, artistas e público geral interessado e/ou envolvido em musicologia, sociologia, artes, criação, tecnologias sonoras, lugares de escuta, produção de celebrações, tradutores de libras, vivências em corpo, coreografia e dança, áreas de artesanias de som e pesquisas afins.
FORMATO: online
NÚMERO DE VAGAS: 160
Vagas afirmativas:
- 5 vagas para estudantes ali:leste
- 15 vagas para pessoas professoras de escolas públicas e educadoras sociais
- 30 vagas afirmativas (pessoas pretas, pardas, amarelas, indígenas, ciganas, trans, com deficiência ou com baixa renda)
Seleção por ordem de inscrição através do formulário Microsoft on-line disponível neste link.
DIAS E HORÁRIOS
Datas: 11, 12, 18 e 19 de novembro (terças e quartas-feiras)
Horário: 19h às 21h
VALOR
Inteira: R$ 250,00
Meia: R$ 125,00 (meia para professores, estudantes e pessoas acima de 60 anos).
Amigos e patronos da Pina: R$ 165,00
PROGRAMA DE AULAS
Encontro I
- Primeiras referências de uma escuta-presença
- Como o som nos guia e informa sobre o espaço?
- O que você escuta quando escuta?
- O Beberibe e seus a afluentes: encontros com Caboclinho 7 Flechas
- O Saracura e seus a afluentes: encontros com a Vai-Vai
Encontro II
- Rotas sonoras e navegações estéticas
- Um corpo no mundo: poéticas de trânsito e observação
- Sobre os diários-sonoridades e rodas de escuta
- As águas de Santa Bárbara e suas afluências: encontros com os Kalunga
- A Baía de Guanabara e suas afluências: encontros com o Cacique de Ramos
Encontro III
- Os sons-lembrança e seus desafios de materialização
- Poéticas do retorno: novas interações em um outros tempos
- Os processos de não-escuta
- A Baía de Guanabara e suas afluências: encontros com a Pequena África
- O Capibaribe e seus afluentes: encontros com a Várzea
Encontro IV
- Sistemas de escuta-presença: práticas de escuta para além-bordas
- Trilhas de intimidade em territórios externos
- O estuário como potência: encontros com a Ilha de Deus
- Ilhas sonoras e seus afluentes: insular, com Maria Luiza de Barros.
SOBRE ANA LIRA E MARIA LUIZA
ANA LIRA
A instrutora do curso, Ana Lira (n.1977, Caruaru, PE. Baseada no Rio de Janeiro, RJ, Brasil) é artista visual e sonora, rádio artista, fotógrafa, curadora, pesquisadora independente, escritora e editora baseada no Brasil. É graduada em Comunicação Social, especialista em Jornalismo Cultural com ênfase em Teoria e Crítica de Cultura. Dedica atenção a dinâmicas envolvendo sensibilidades cotidianas, sistemas e vivências de escuta. Sua prática é baseada em parcerias e articulações com coletividades por mais de vinte anos. Nestas iniciativas dedica-se a fortalecer práticas colaborativas de criação que observam as entrelinhas das relações de poder que afetam nossa comunicação, as tessituras do cotidiano e a forma como produzimos conhecimento no mundo.
MARIA LUIZA DE BARROS
A convidada Maria Luiza de Barros (n.1993, Vitória, ES. Baseada em São Paulo, SP) é arquiteta urbanista, pesquisadora e curadora independente. Percorre caminhos atravessados pelas áreas do Urbanismo, Teoria e Crítica, Cultura Arquitetônica e Estudos Sonoros. Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo (FAU – USP) e mestre em Geogra0a (PPGG/UFES). Idealizadora da vi.bra.tion, plataforma de pesquisa interdisciplinar para perspectivas críticas da cidade, arquitetura, linguagem e som. Em sua pesquisa Insular, ela abrange experiências partilhadas com o som, o meio ambiente, os arquivos, as paisagens, as memórias de família e as viagens, e inspiradas por questões centrais de Naná, Glissant e NourbeSe o projeto traz sugestões de arquiteturas invisíveis, onde as águas moldam não só o espaço, mas também as técnicas e os modos de conhecimento.
MAIS INFORMAÇÕES
O curso será realizado em formato online via ZOOM. O link de acesso a sala online e demais informações para início do curso serão enviadas por e-mail na véspera do início do curso.
O aluno deverá usar o mesmo e-mail e mesmo nome cadastrado no ato da compra para acessar a sala online, do contrário não será possível realizar o cadastro e acesso à plataforma ZOOM e os recursos disponíveis para transmissão da aula. Eventuais trocas de e-mail feitas após a compra devem ser comunicadas à organização do curso até 2 dias antes do início do curso.
O curso é online, fornecido no formato síncrono, ou seja, ao vivo. As aulas serão gravadas e disponibilizadas para os alunos regularmente inscritos após o encerramento do curso e por período limitado. A equipe Pina Cursos compartilhará o link de acesso dos vídeos por e-mail e prazo de acesso.
ACESSIBILIDADE:
O curso poderá oferecer interprete/tradução em Libras e audiodescrição. Esses recursos de acessibilidade poderão ser solicitados por e-mail (cursos@pinacoteca.org.br. ) até 5 dias antes do início do curso.
DECLARAÇÃO DE FREQUÊNCIA:
A declaração de frequência será emitida após o término do curso, num prazo de até quinze dias, aos participantes que obtiverem 75% de presença durante o curso, ou seja, logados no momento da transmissão. O acesso às gravações das aulas não será considerado na contagem de frequência.
PARTICIPAÇÃO:
A inscrição é pessoal e intransferível. Em caso de inscrição-presente, no momento da matrícula o pagante deve incluir os dados do(da) convidado(a) e informar a organização do curso sobre tal inscrição-presente, de modo a evitar possíveis equívocos de cadastro ou de compartilhamento dos conteúdos de estudo.
A utilização de meia entrada é concedida a: estudantes, professores, pessoas com 60 anos ou mais e funcionários de instituições culturais (limite de até 5 funcionários de uma mesma instituição).
Materiais complementares como, bibliografia do curso, PDFs, links de vídeos indicados pelo professor, serão compartilhados através de uma pasta virtual, gerenciada pelo professor e a coordenação do curso. O material ficará acessível por tempo limitado.
CANCELAMENTO:
Pedidos de cancelamento ou transferência serão aceitos até a véspera de abertura do curso.
Pedidos de cancelamento ou transferência, enviados após início do curso, não serão considerados, visto a necessidade de organização das atividades.
Mais informações pelo e-mail cursos@pinacoteca.org.br.