O curso Pop Brasil propõe uma imersão crítica na produção artística brasileira das décadas de 1960 e 1970, enfocando como a Pop Art foi apropriada e reinventada no contexto nacional. A partir da industrialização tardia, do subdesenvolvimento e das desigualdades sociais, os artistas lidaram de maneira contestadora e irreverente com a massificação da cultura, explorando ícones da televisão, música e publicidade para provocar reflexão política e interpelar o público em meio à repressão da ditadura militar.
O curso analisa desde a construção da imagem e dos signos da Pop Art brasileira, passando pela tensão entre popularidade midiática e proposta crítica, até os eventos artísticos nas ruas que consolidaram a postura marginal e subversiva de artistas como Hélio Oiticica, Nelson Leirner e Ana Maria Maiolino.
Além disso, o programa discute a continuidade e o legado desse movimento nos anos seguintes, refletindo sobre a “diáspora” simbólica da Pop Art em espaços públicos e institucionais e sua retomada em exposições e curadorias contemporâneas. São abordados também trabalhos emblemáticos que redefiniram a crítica de arte, como O Porco de Nelson Leirner e Inserções em Circuitos Ideológicos de Cildo Meireles, além do protagonismo feminino na nova figuração, com artistas que desafiaram normas sociais e padrões artísticos. Dessa forma, o curso oferece um panorama abrangente da Pop Art brasileira, articulando história, crítica e estética, e possibilitando compreender como esse período marcou profundamente a arte e a cultura do país.
PÚBLICO-ALVO: pessoas professoras, pesquisadoras, artistas e público geral interessado em história da arte, arte brasileira.
FORMATO: online
NÚMERO DE VAGAS: 250
10 vagas para alunos ali:leste
40 vagas para pessoas professoras de escolas públicas e educadoras sociais
30 vagas afirmativas (pessoas pretas, pardas, amarelas, indígenas, ciganas, trans e com deficiência)
Seleção por ordem de inscrição através do formulário Microsoft on-line [disponível nesta página em breve]
DIAS E HORÁRIOS
Datas: 22, 23, 29 e 30 de setembro | 6 e 7 de outubro
Horário: 19h às 21h
PREÇO
Inteira: R$ 360,00
Meia: R$ 180,00 (meia para estudantes, professores, pessoas com 60 anos ou mais e funcionários de instituições culturais – limite de até 5 funcionários de uma mesma instituição).
Amigos e patronos da Pina: R$ 235,00
PROGRAMA DE AULAS
Aula 1 – Imagem, construção e subdesenvolvimento – Com Yuri Quevedo
Em um contexto de industrialização e turbulências políticas, a produção artística nacional lidou de maneira contestadora e irreverente com a massificação da cultura promovida pela televisão e os grandes veículos da imprensa e da publicidade. O encontro explora como a Pop Art brasileira se construiu em contexto de industrialização tardia, em um cenário de subdesenvolvimento e de disparidades sociais.
Aula 2 – A pop é popular? – Com Pollyana Quintella
Examinamos como a cultura pop foi incorporada ao discurso artístico brasileiro e como artistas utilizaram ícones da televisão, música e publicidade para interpelar o público e provocar reflexão política, face a ditadura militar e os veículos de controle, explorando a tensão entre popularidade midiática e proposta crítica.
Aula 3 – Seja Marginal, seja Herói – Com Fred Coelho
A aula investiga o interesse dos artistas pela rua na construção de uma postura marginal, subversiva e urbana como linguagem política e como uma série de eventos artísticos aconteceram nos últimos anos da década de 1960 e no início dos anos 1970. Entre eles o icônico “Happening das Bandeiras”, realizado em 1968 na Praça General Osório, em Ipanema, que reuniu artistas como Nelson Leirner, Flávio Motta, Hélio Oiticica, Carmela Gross e Ana Maria Maiolino.
Aula 4 – Um ano na diáspora do Pop – Com André Pitol
A aula propõe um exercício de historicização do movimento a partir da discussão sobre a “diáspora” simbólica da arte pop brasileira nos espaços públicos e institucionais nos anos seguintes ao período de 60-70, focando na retomada atual dessas narrativas em contextos de exposições, curadorias contemporâneas e memoriais públicos.
Aula 5 – O porco e a crítica – Com Taísa Palhares
Aula propõe uma revoada sobre a inserção de trabalhos com O Porco de Nelson Leiner, ou outras obras como Inserções em circuitos ideológicos de Cildo Meireles, como criadores de paradigmas da crítica de arte, propondo uma reflexão sobre como esses emblemáticos trabalhos repercutiram na história da arte brasileira e abriram novos campos de produção.
Aula 6 – Mulheres e nova figuração – Com Carol Filippini
Investigação do protagonismo feminino no movimento e sua ressignificação da figuração. Obras como Envolvimento (Wanda Pimentel), A caixa de fazer amor (Teresinha Soares), Teu corpo (Antônio Dias), além de trabalhos de Maria Auxiliadora, Lygia Pape e Vilma Pasqualini — que desmontam padrões e desafiam normas sociais e artísticas — são centrais nessa discussão.
MAIS INFORMAÇÕES
O curso será realizado em formato online via YouTube. Será disponibilizada declaração de frequência.
O aluno deverá usar o mesmo e-mail ou mesmo nome cadastrado no ato da compra para acessar a sala online, do contrário não será possível realizar o cadastro e acesso ao e os recursos disponíveis para transmissão da aula. Eventuais trocas de e-mail feitas após a compra devem ser comunicadas à organização do curso até 2 dias antes do início do curso.
O curso é online, fornecido no formato síncrono, ou seja, ao vivo. As aulas serão gravadas e disponibilizadas para os alunos regularmente inscritos após o encerramento do curso e por período limitado. A equipe Pina Cursos compartilhará o link de acesso dos vídeos por e-mail e prazo de acesso.
DECLARAÇÃO DE FREQUÊNCIA:
A declaração de frequência será emitida após o término do curso. Os participantes que obtiverem 75% de presença durante o curso, ou seja, logados no momento da transmissão do curso. O acesso aos vídeos das aulas do curso não será considerado na contagem de frequência.
PARTICIPAÇÃO:
A inscrição é pessoal e intransferível. Em caso de inscrição-presente, no momento da matrícula o pagante deve incluir os dados do convidado e informar a organização do curso sobre tal inscrição-presente, de modo a evitar possíveis equívocos de cadastro ou de compartilhamento dos conteúdos de estudo.
A utilização de meia-entrada é concedida a: estudantes, professores, pessoas com 60 anos ou mais e funcionários de instituições culturais (limite de até 5 funcionários de uma mesma instituição).
Materiais complementares como, bibliografia do curso, PDFs, links de vídeos indicados pelo professor, serão compartilhados através de uma pasta virtual, gerenciada pelo professor e a coordenação do curso. O material ficará acessível por tempo limitado.
CANCELAMENTO:
Pedidos de cancelamento ou transferência serão aceitos até a véspera de abertura do curso.
Pedidos de cancelamento ou transferência, enviados após início do curso, não serão considerados, visto a necessidade de organização das atividades.
ACESSIBILIDADE:
O curso poderá oferecer interprete/tradução em Libras e audiodescrição. Esses recursos de acessibilidade poderão ser solicitados por e-mail até 5 dias antes do início do curso.
Mais informações no site da Pinacoteca ou pelo e-mail cursos@pinacoteca.org.br.