O curso pretende aprofundar as reflexões em torno da prática de comissionamento de obras, aproximando artistas, curadores e diretores envolvidos no Projeto Octógono. A partir de aulas expositivas e estudos de caso compostos por duplas de artista e curador, discutiremos os desafios que compõem trabalhos que exploram escala, espacialidade e participação do público, compartilhando processo e bastidores de alguns projetos realizados na Pinacoteca e refletindo sobre o papel das instituições, dos artistas e curadores. No último encontro do curso, haverá o lançamento do livro.
Há 20 anos, o Projeto Octógono Arte Contemporânea comissiona obras site specific para o espaço central da Pinacoteca Luz, já tendo abrigado quase setenta exposições inéditas de artistas nacionais e internacionais. Para comemorar essa efeméride e documentar esse importante capítulo da trajetória institucional, o museu organizou o livro “Projeto Octógono: 20 anos | Aprendendo com artistas”.
Com ensaios, entrevistas e uma linha do tempo que apresenta todos os projetos realizados no espaço, a publicação contribui para a construção de uma história da escultura e da instalação nas últimas duas décadas.
PÚBLICO-ALVO: professores, pesquisadores e público geral interessado em arte contemporânea, arte instalativa, arquitetura e história da arte.
FORMATO: presencial
NÚMERO DE VAGAS: 100
20 vagas gratuitas para professores e professoras de escolas públicas e pessoas educadoras sociais selecionadas por ordem de inscrição através do Microsoft Forms.
12 vagas afirmativas (pessoas pretas, pardas, amarelas, indígenas, ciganas, transexuais/travestis, com deficiência e pessoas com rendimento médio mensal de até dois salários mínimos).
DIAS E HORÁRIOS
Datas: 18, 25 de novembro | 2 e 9 de dezembro
Horários: das 11h às 13h
PREÇO
Inteira: R$ 100,00
Meia: R$ 50,00
Amigos e patronos da Pina: R$ 90,00
INSCRIÇÕES
As inscrições devem ser feitas pelo site da INTI.
Professores de escolas públicas e educadores sociais podem solicitar inscrição para as 50 vagas gratuitas. Basta preencher o formulário. A seleção é feita por ordem de inscrição.
PROGRAMA DE AULAS
Aula 1 — Antecedentes do Octógono: o teatro de arena e a reforma arquitetônica — com Ana Maria Maia, Eduardo Colonelli e mediação de Yuri Quevedo
A curadora chefe da Pina, Ana Maria Maia comentará algumas ações que ocorreram entre 1975 e 1992 no espaço do Teatro de Arena, transformado em Octógono só após a reforma do edifício na década de 1990. Com participação do arquiteto Eduardo Colonelli, parceiro de Paulo Mendes da Rocha no projeto desta reforma, a segunda parte do encontro abordará as premissas em torno das quais o espaço do Octógono foi criado.
Aula 2 e 3 — Projeto Octógono: estudos de caso — com Ivo Mesquita, Arthur Lescher, Rubens Mano, Fernanda Pitta, Laura Lima, Denilson Baniwa e Renato Menezes, mediação de Pollyana Quintella
As aulas serão dedicadas a estudos de caso de trabalhos comissionados para o Octógono, tendo como método o reencontro de curadores e artistas brasileiros que atuaram em parceria no projeto. Será uma oportunidade de revisitar várias instalações emblemáticas e entender como estas responderam ao programa, ao espaço e a relações com o público. O curador Ivo Mesquita dialogará com Rubens Mano e Arthur Lescher; Fernanda Pitta rememorará o trabalho com Laura Lima; e Renato Menezes, por fim, discutirá o projeto com Denilson Baniwa.
Aula 4 – Comissionamentos e lançamento da publicação — com Jochen Volz, Pollyana Quintella e Sonia Gomes
Na aula de encerramento, o diretor da Pinacoteca Jochen Volz abordará o histórico da prática de comissionamentos, compartilhando alguns dos projetos que acompanhou como curador. Além disso, Pollyana Quintella, curadora e editora do livro, apresentará a pesquisa que originou a publicação, relacionando o Projeto Octógono com outros programas internacionais. O encontro contará também com uma participação da artista Sônia Gomes, que atualmente ocupa o Octógono com a instalação Sinfonia de Cores (2023). Para encerrar, teremos a ativação de sua instalação com uma performance de dança do Coletivo Calcâneos (SP).
MAIS INFORMAÇÕES
O curso terá certificado e será realizado em formato presencial no auditório da Pina Luz. O link de acesso a sala online e demais informações para início do curso serão enviadas com e-mail de confirmação de inscrição.
O curso é online, fornecido no formato síncrono, ou seja, ao vivo. As aulas serão gravadas e disponibilizadas para os alunos regularmente inscritos após o encerramento do curso e por período limitado. A equipe Pina Cursos compartilhará o link de acesso dos vídeos por e-mail e prazo de acesso.
A declaração de frequência será emitida após o término do curso. Participantes que obtiverem 75% de presença durante o curso, ou seja, logados no momento da transmissão do curso. O acesso aos vídeos das aulas do curso não será considerado na contagem de frequência.
A inscrição é pessoal e intransferível. Em caso de inscrição-presente, no momento da matrícula o pagante deve incluir os dados da pessoa convidada e informar a organização do curso sobre tal inscrição-presente, de modo a evitar possíveis equívocos de cadastro ou de compartilhamento dos conteúdos de estudo.
A utilização de meia-entrada é concedida a: estudantes, professores, pessoas com 60 anos ou mais e funcionários de instituições culturais (limite de até 5 funcionários de uma mesma instituição).
Materiais complementares como, bibliografia do curso, PDFs, links de vídeos indicados pelas professoras, serão compartilhados através de uma pasta virtual, gerenciada pelo professor e a coordenação do curso. O material ficará acessível por tempo limitado.
Pedidos de cancelamento ou transferência serão aceitos até a véspera de abertura do curso.
Pedidos de cancelamento ou transferência, enviados após início do curso, não serão considerados, visto a necessidade de organização das atividades.
O curso oferecerá intérprete/tradução em Libras.
Mais informações no site da Pinacoteca ou pelo e-mail cursos@pinacoteca.org.br.