Alinhado às diretrizes do Programa Saber Museu do IBRAM, que visa a difusão de conhecimento e o aprimoramento da gestão do setor museal, o curso Saberes do Museu propõe a democratização e a qualificação dos saberes museológicos da Pinacoteca, como o mais antigo museu de São Paulo.
Com foco nos núcleos essenciais que compõem a dinâmica institucional, curadoria e pesquisa, produção e montagem, conservação e restauro, ações educativas, comunicação, e parcerias e captações, o curso visa proporcionar encontros entre profissionais do museu e público em geral, com principal foco na partilha entre atuantes em outras instituições. Por meio de quatro encontros presenciais, o curso busca valorizar a troca de saberes entre os profissionais que atuam em museus, ampliando o acesso ao conhecimento especializado e promovendo a reflexão e a troca sobre práticas inclusivas, inovadoras e sustentáveis na cadeia institucional.
As pessoas interessadas poderão se inscrever para um ou mais encontros, com valores diferentes e disponíveis para pagamento individual.
PÚBLICO-ALVO: profissionais das áreas de museologia, estudantes ou pessoas interessadas em história da arte, educação, comunicação, restauração, gestão e produção cultural e na museologia em geral.
FORMATO: presencial
NÚMERO DE VAGAS: 150
4 vagas para alunos ali:leste
20 vagas para professores de escolas públicas e educadores sociais
12 vagas afirmativas (pessoas pretas, pardas, amarelas, indígenas, ciganas, trans e com deficiência)
Seleção por ordem de inscrição através do formulário Microsoft on-line.
DIAS E HORÁRIOS
Datas: 17, 24 e 31 de maio e 7 de junho (sábados)
Horário: das 11h às 16h
VALORES
As pessoas interessadas poderão se inscrever para um ou mais encontros, com valores diferentes para o pagamento individual.
Valor por dia:
- R$ 100,00 (inteira)
- R$ 50,00 (meia para professores, estudantes e pessoas acima de 60 anos)
- R$ 75,00 (Amigos e Patronos da Pina)
Valor pelo curso completo:
- R$360,00 (inteira)
- R$180,00 (meia para professores, estudantes e pessoas acima de 60 anos)
- R$ 270,00 (Amigos e Patronos da Pina)
PROGRAMAÇÃO
Aula 1 – Da concepção à execução: Curadoria e Produção – 17 de maio
11h às 13h | Curadoria e Pesquisa: Conectando Narrativas e o Acervo:
Este encontro deseja explorar a interseção entre curadoria e pesquisa, destacando sua importância na construção de narrativas expositivas que dialoguem com a diversidade cultural e histórica da sociedade. A partir da análise de exposições chaves na trajetória da Pinacoteca de São Paulo, os curadores do museu irão expor os processos de planejamento, desenvolvimento de conceitos curatoriais e a relação da curadoria com temas contemporâneos, como inclusão e representatividade. O encontro também enfatiza o papel da pesquisa museológica para a contextualização de obras e a construção de experiências significativas, promovendo um olhar crítico e interdisciplinar sobre o papel do museu na sociedade.
14h às 16h | Produção e montagem: dando forma aos projetos:
A materialização de uma exposição em um museu contemporâneo exige um trabalho coordenado entre curadores, designers, montadores e a equipe de produção, que transforma conceitos em experiências concretas para o público. Neste módulo, serão abordadas as etapas fundamentais da produção museográfica, desde o planejamento logístico e orçamentário até a escolha de materiais, iluminação e design expográfico. A partir da experiência da Pinacoteca, será discutido como a montagem de exposições equilibra estética, preservação do acervo e acessibilidade, garantindo narrativas visuais envolventes e imersivas. Além disso, serão analisados os desafios técnicos e operacionais enfrentados pelas equipes de produção, considerando o uso de novas tecnologias e soluções sustentáveis na concepção dos espaços expositivos.
Aula 2 – Promovendo Diálogos com os Públicos: Ação Educativa e Comunicação – 24 de maio
11h às 13h | Ação Educativa: Experiências Mediadas e Inclusão de Públicos:
O núcleo educativo de um museu desempenha um papel fundamental na mediação entre o acervo, as exposições temporárias e os diversos públicos, promovendo experiências inclusivas, reflexivas e acessíveis. Neste encontro, serão exploradas as estratégias pedagógicas adotadas pelo Núcleo de Ação Educativa do Museu para ampliar a inclusão dos públicos e fomentar o engajamento cultural, com destaque para programas voltados à acessibilidade de grupos historicamente marginalizados. Além disso, será discutida a importância de ações educativas como ferramentas de transformação social e construção de cidadania, por meio de projetos que conectem o museu à realidade contemporânea e às necessidades de seus visitantes.
14h às 16h | Comunicação: Estratégias e diálogos com os públicos:
A comunicação no museu é essencial para estabelecer e fortalecer o vínculo com seus públicos, ampliando o acesso e promovendo o engajamento com o Museu. Neste dia, serão abordadas as estratégias utilizadas pela Pinacoteca para divulgar exposições, ações educativas, programas institucionais e projetos culturais, tanto em meios tradicionais quanto nas plataformas digitais. Destaca-se a importância de campanhas criativas e acessíveis, capazes de dialogar com diferentes audiências e adaptar-se às transformações do comportamento do público contemporâneo.
Aula 3 – Patrimônio e memória: Acervo, Centro de Documentação e Pesquisa, conservação e restauro – 31 de maio
11h às 13h | Acervo e Centro de Documentação e Pesquisa: catalogação e difusão da memória:
A gestão do acervo de um museu vai além da preservação física das obras, abrangendo também a catalogação, o estudo e a difusão do patrimônio para pesquisadores e o público em geral. Neste encontro, serão explorados os processos de documentação desenvolvidos na Pinacoteca, incluindo a organização de arquivos iconográficos e bibliográficos, o uso de bancos de dados digitais e a implementação de normativas internacionais de catalogação. Serão abordados os desafios da preservação de diferentes suportes e as estratégias de difusão desse acervo por meio de exposições itinerantes, publicações acadêmicas, programas públicos e plataformas digitais. A discussão enfatizará o papel do centro de documentação e pesquisa na construção da memória institucional e na colaboração com outras instituições culturais, fortalecendo redes de conhecimento e democratizando o acesso à informação.
14h às 16h | Conservação e Restauro: Salvaguarda do Patrimônio Material:
A conservação e o restauro são pilares fundamentais para a preservação do patrimônio cultural, garantindo que as obras de arte possam ser apreciadas pelas gerações futuras. Neste módulo, os participantes terão contato com as práticas de conservação preventiva e interventiva adotadas pela Pinacoteca de São Paulo, uma referência nacional em projetos de preservação. Serão discutidos os desafios contemporâneos da gestão de acervos, como a adaptação às condições climáticas, a utilização de novas tecnologias e a formulação de políticas de conservação. Além disso, o encontro proporcionará uma introdução as técnicas básicas de preservação, destacando a importância da interdisciplinaridade e do compromisso ético na salvaguarda do patrimônio material.
Aula 4 – Sustentabilidade e Manutenção do Museu: Captação de Recursos e Operações para Manutenção do Bem Público – 7 de junho
11h às 13h | Captação de Recursos e Parcerias: Sustentabilidade e Inovação:
A sustentabilidade financeira dos museus na contemporaneidade exige a diversificação de estratégias de captação de recursos e o estabelecimento de parcerias sólidas e inovadoras. Neste encontro, serão explorados os diferentes modelos de financiamento usados pela Pinacoteca, incluindo leis de incentivo à cultura, patrocínios corporativos, doações privadas, campanhas específicas e programas de filiação. A partir da experiência do Museu, será discutido como alianças estratégicas com empresas, organizações não governamentais e o setor público podem ampliar o impacto das ações museológicas e garantir sua viabilidade a longo prazo.
14h às 16h | Operações para Manutenção do Patrimônio Histórico:
A preservação de um museu histórico exige um trabalho contínuo de manutenção de sua infraestrutura, garantindo a integridade do patrimônio arquitetônico e do acervo. Neste módulo, serão abordadas as estratégias adotadas pela Pinacoteca de São Paulo para equilibrar conservação, acessibilidade e segurança, além do diálogo com órgãos públicos, como o CONDEPHAAT, para a restauração e adequação do espaço. O encontro destacará o papel das equipes técnicas na gestão do edifício, assegurando que intervenções respeitem sua identidade histórica enquanto atendem às necessidades contemporâneas.
MAIS INFORMAÇÕES
O curso será realizado em formato presencial, no auditório do edifício Pina Luz.
A declaração de frequência será emitida após o término do curso para as pessoas participantes que obtiverem 75% de presença durante o curso (no caso de compra de aula avulsa, será necessária a presença em ambos os encontros, manhã e tarde).
A inscrição é pessoal e intransferível. Em caso de inscrição-presente, no momento da matrícula o pagante deve incluir os dados do(da) convidado(a) e informar a organização do curso sobre tal inscrição-presente, de modo a evitar possíveis equívocos de cadastro ou de compartilhamento dos conteúdos de estudo.
A utilização de meia-entrada é concedida a: estudantes, professores e pessoas com 60 anos ou mais.
Materiais complementares como, bibliografia do curso, PDFs, links de vídeos indicados pelo professor – se houver – serão compartilhados através de uma pasta virtual, gerenciada pelo professor e a coordenação do curso. O material ficará acessível por tempo limitado.
Cancelamentos
Pedidos de cancelamento ou transferência serão aceitos até a véspera de abertura do curso.
Caso sejam enviados após início do curso, não serão considerados, visto a necessidade de organização das atividades.
O curso oferece interprete/tradução de Libras.
Mais informações no site da Pinacoteca ou pelo e-mail cursos@pinacoteca.org.br.