O curso propõe uma reflexão sobre a construção da identidade caipira como projeto social, tendo as obras e pesquisa para a exposição Caipiras: da derrubada à saudade como mediadoras do debate. A partir de uma abordagem teórica e analítica, o curso explora as raízes históricas e culturais da construção dessa figura como projeto político de uma elite cultural, empenhada na modernização de São Paulo e na construção de seu lugar destacado frente as outras unidades da Federação.
Romantizada desde o final do século XIX até os dias atuais, a identidade “caipira” teve seu papel na construção de um imaginário popular sobre o interior de São Paulo em contraponto ao processo de modernização e urbanização da capital. Em um diálogo direto com a obra de Almeida Júnior, o curso aborda sua produção e de outros artistas desse mesmo período como ferramenta para compreender o processo de idealização da identidade caipira a partir de um viés crítico.
PÚBLICO-ALVO: professores, pesquisadores, artistas e público geral interessado em arte, cultura, crise climática e filosofia
FORMATO: on-line
NÚMERO DE VAGAS: 250
10 vagas para alunos ali:leste
40 vagas para professores de escolas públicas e educadores sociais
30 vagas afirmativas (pessoas pretas, pardas, amarelas, indígenas, ciganas, trans e com deficiência)
Seleção por ordem de inscrição através do formulário online disponível no link [em breve].
DIAS E HORÁRIOS
Datas: 24, 25 e 31 de março e 1 de abril (segundas e terças-feiras)
Horário: 19h às 21h
PREÇO
Inteira: R$ 240,00
Meia: R$ 120,00 (meia para estudantes, professores, pessoas com 60 anos ou mais e funcionários de instituições culturais – limite de até 5 funcionários de uma mesma instituição).
Amigos e patronos da Pina: R$ 180,00
INSCRIÇÕES
Por meio do site parceiro Inti de 24 de fevereiro a 11 de março [link disponível em breve].
PALESTRANTES
YURI QUEVEDO
Yuri Fomin Quevedo é curador do acervo da Pinacoteca de São Paulo e professor de História da Arte na Escola da Cidade. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Escola da Cidade em 2014, obteve o título de mestre em História da Arte pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) em 2019. Na Pinacoteca, é responsável pela exposição de longa duração Pinacoteca: Acervo (2020-2030) e já realizou mostras como Chão da Praça e Antonio Obá: Revoada, em 2023, e Caipiras: da derrubada à saudade, atualmente em cartaz. Além disso, integra o grupo de pesquisa “Arquivos, fontes e narrativas: entre cidade, arquitetura e design” na FAU-USP
MARIA JOSÉ CARNEIRO
Maria José Teixeira Carneiro, ou Zezé Carneiro, é uma renomada antropóloga e socióloga brasileira. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF), obteve o título de mestre em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS-MN/UFRJ) e doutora em Antropologia Social pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris. Suas pesquisas focam nas transformações sociais e de trabalho no meio rural brasileiro, abordando juventude, gênero e identidade. Atualmente, é Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)
FERNANDA PITTA
Fernanda Pitta é historiadora da arte, curadora e professora no Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP). Doutora em Artes Visuais pela ECA-USP, é professora no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), onde também coordena a Divisão de Acervo. Foi curadora sênior da Pinacoteca de São Paulo (2014-2022). Suas pesquisas focam na arte brasileira do século XIX e XX, especialmente no realismo e na construção da arte nacional. Destacam-se exposições como No lugar mesmo: uma antologia de Ana Maria Tavares (2016-2017) e Laercio Redondo: Relance (2019). Além disso, é professora de História da Arte na Escola da Cidade, em São Paulo
ELAINE DIAS
Elaine Cristina Dias é historiadora da arte, pesquisadora e professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Graduada em Ciências Sociais, mestre e doutora em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), realizou pós-doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e na Université de Paris IV – Centre André Chastel. Suas pesquisas abordam a arte brasileira dos séculos XIX e XX, com foco na pintura de paisagem, representação da natureza e construção de identidades visuais. Atua também como curadora, participando de exposições que analisam o papel da arte na formação do imaginário cultural brasileiro.
MAIS INFORMAÇÕES
O curso será realizado em formato on-line via ZOOM. O link de acesso para a sala on-line e demais informações para início do curso serão enviadas com e-mail de confirmação de inscrição.
O curso é fornecido no formato síncrono, ou seja, ao vivo. As aulas serão gravadas e disponibilizadas para os alunos regularmente inscritos após o encerramento do curso e por período limitado. A equipe Pina Cursos compartilhará o link de acesso dos vídeos por e-mail e prazo de acesso.
Declaração de frequência
A declaração de frequência será emitida e enviada por e-mail após o término do curso aos participantes que obtiverem 75% de presença, isto é, presentes em duas das três aulas, no mínimo.
A inscrição é pessoal e intransferível. Em caso de inscrição-presente, no momento da matrícula o pagante deve incluir os dados do(da) convidado(a) e informar a organização do curso sobre tal inscrição-presente, de modo a evitar possíveis equívocos de cadastro ou de compartilhamento dos conteúdos de estudo.
Materiais
Materiais complementares como, bibliografia do curso, PDFs, links de vídeos indicados pelo professor – quando houver – serão compartilhados através de uma pasta virtual, gerenciada pelo professor e a coordenação do curso. O material ficará acessível por tempo limitado.
Cancelamento
Pedidos de cancelamento ou transferência serão aceitos até a véspera de abertura do curso. Se enviados após início do curso, não serão considerados, visto a necessidade de organização das atividades.
O curso poderá oferecer interprete/tradução em Libras e audiodescrição. Esses recursos de acessibilidade poderão ser solicitados para o e-mail cursos@pinacoteca.org.br até cinco dias antes do início do curso.
Mais informações pelo e-mail cursos@pinacoteca.org.br.