A visão ocidental, por séculos, moldou a compreensão dos tecidos africanos, criando o que Achille Mbembe chama de “África Imaginada”. Essa perspectiva restritiva reduz o entendimento sobre o papel fundamental desses tecidos na construção de identidades individuais e coletivas, ignorando sua profunda função ancestral e espiritual para comunidades africanas e da diáspora.
No curso exploraremos como os tecidos tradicionais africanos, mais do que obras de arte, estão profundamente ligados aos contextos culturais e econômicos, refletindo tradições, rituais e valores ancestrais. Eles simbolizam identidade, status e espiritualidade e, na diáspora, ganham novos significados, funcionando como importantes símbolos de reconexão com a ancestralidade africana.
PÚBLICO-ALVO: pessoas pesquisadoras, artistas e pessoas interessadas em práticas artísticas, arte africana, moda e design.
FORMATO: online
NÚMERO DE VAGAS: 250
10 vagas para alunos ali:leste
50 vagas para professores de escolas públicas e educadores sociais
30 vagas afirmativas (pessoas pretas, pardas, amarelas, indígenas, ciganas, trans e com deficiência)
A solicitação de bolsa deve ser feita pelo formulário online.
DIAS E HORÁRIOS
Datas: 25, 26 e 27 de novembro de 2024 (segunda a quarta)
Horário: das 19h às 21h
PREÇO
Inteira: R$120,00
Meia: R$60,00 (pessoas professoras, estudantes e acima de 60 anos)
Amigos e patronos da Pina: R$90,00
PALESTRANTE
Wanessa Yano/Osunmike Ẹgbẹ́yomí é pesquisadora e arte educadora com vasta experiência em arte educação, estudos de moda, comunicação e processos editoriais. Seus interesses de pesquisa estão profundamente enraizados na história, artes e estéticas africanas e afro diaspóricas, com um foco especial em negócios africanos centrados, comunicação e semiótica no campo da moda e da arte. Ao longo de sua carreira, Wanessa colaborou com diversas instituições de renome, incluindo o Instituto Tomie Ohtake, HOA Galeria, MJournal, Bienal de São Paulo, SESC-SP, Casa de Criadores, CCSP, IED, SESI e Zeferina Produções.
PROGRAMA DE AULAS
Aula 1 — África Imaginada e seus impactos na percepção da arte africana — com Wanessa Yano — 25/11
Exploraremos o conceito do intelectual camaronês Achille Mbembe sobre como a África é projetada e imaginada pelo Ocidente. Refletiremos sobre a “exotização” e a construção de uma narrativa única sobre o continente, que ignora sua pluralidade cultural e estética, bem como o diálogo com a diáspora. Nesse contexto, discutiremos como a perspectiva apresentada por Mbembe interfere na compreensão das produções africanas, sejam elas no campo das artes visuais, escultóricas ou, principalmente, das têxteis, uma vez que a produção têxtil está incorporada ao continente africano desde a antiguidade. O linho e o algodão, por exemplo, foram fundamentais nas tradições africanas e representam muito mais do que simples tecidos.
Aula 2 — Tecidos Africanos no Brasil — com Wanessa Yano — 26/11
Analisaremos o impacto cultural e histórico dessa troca, abordando como esses tecidos foram incorporados e adaptados na cultura afro-brasileira. Refletiremos sobre o papel desses tecidos na formação de uma identidade cultural afro-brasileira, preservando tradições africanas no contexto brasileiro, e seus desdobramentos contemporâneos, como a produção do African Wax Print (Tecidos Africanos Industrializados).
Apresentaremos a origem do Wax Print, sua adaptação e como ele se transformou em um símbolo de identidade cultural africana. Discutiremos suas relações com o processo colonial no continente africano, além das nuances de sua utilização no Brasil e sua contribuição para a construção de uma identidade afro-brasileira, preservando memórias ancestrais e fortalecendo o ativismo cultural.
Aula 3 — A presença da arte têxtil tradicional africana nas artes visuais — com Renato Menezes — 27/11
No encontro, o curador Renato Menezes apresentará os tecidos que compõem o acervo da Maison Gacha, integrando a exposição “Entre a cabeça e a terra: arte têxtil tradicional africana“. Realizada em parceria com a Maison Gacha, de Paris, e a Fondation Jean-Félicien Gacha, de Camarões, a exposição traz uma seleção de peças que Renato conheceu em visitas a diversas regiões dos Camarões, onde dialogou com líderes e artesãos locais. Durante o encontro, ele compartilhará detalhes sobre as seções da mostra, com especial destaque para o Ndop, um tecido tradicional camaronês, símbolo de identidade cultural, além de técnicas ancestrais de tecelagem e tingimento. Entre os destaques estão o uso do índigo nos tecidos e os elaborados tecidos produzidos com contas de vidro, que revelam o cuidado e a sofisticação da arte têxtil camaronense. Essas obras, além de resgatar saberes tradicionais, ampliam a compreensão do público brasileiro sobre o continente africano e revelam a influência estética e cultural das produções têxteis nas artes visuais contemporâneas.
MAIS INFORMAÇÕES
O curso será online, realizado em formato ao vivo via YouTube. O link de acesso para a sala online e demais informações serão enviadas por e-mail até a véspera do início do curso.
O curso é fornecido no formato síncrono, ou seja, ao vivo, e a presença será computada via formulário a ser preenchido durante as transmissões. As aulas serão gravadas e disponibilizadas para os alunos regularmente inscritos após o encerramento do curso e por período limitado. A equipe Pina Cursos compartilhará o link de acesso dos vídeos por e-mail e prazo de acesso.
Declaração de comparecimento
A declaração de frequência será emitida após o término do curso aos participantes que obtiverem o mínimo de 75% de presença durante o curso, ou seja, logados no momento da transmissão do curso. O acesso aos vídeos das aulas do curso não será considerado na contagem de frequência.
A inscrição é pessoal e intransferível. Em caso de inscrição-presente, no momento da matrícula o pagante deve incluir os dados da pessoa convidada e informar a organização do curso sobre tal inscrição-presente, de modo a evitar possíveis equívocos de cadastro ou de compartilhamento dos conteúdos de estudo.
Meia-entrada
A utilização de meia-entrada é concedida a: estudantes, pessoas professoras, com 60 anos ou mais e funcionárias de instituições culturais (limite de até 5 funcionários de uma mesma instituição).
Materiais
Materiais complementares como, bibliografia do curso, PDFs, links de vídeos indicados pelas pessoas palestrantes, serão compartilhados através de uma pasta virtual, gerenciada pela coordenação do curso. O material ficará acessível por tempo limitado.
Pedidos de cancelamento
Pedidos de cancelamento ou transferência serão aceitos até a véspera de abertura do curso.
Pedidos de cancelamento ou transferência, enviados após início do curso, não serão considerados, visto a necessidade de organização das atividades.
Mais informações pelo e-mail cursos@pinacoteca.org.br.