Educativo Outros Textos
CONTRIBUIÇÕES DO CECA – ICOM PARA A EDUCAÇÃO EM MUSEUS EM SÃO PAULO, ADRIANA MORTARA
Descrição
Descrição:
Apresentação de Adriana Mortara no 5° Encontro Paulistas de Museus sobre as contribuições do CECA – ICOM para a educação em museus em São Paulo.
Tags
Tag: Educação em museus.
Tag: Best Practices
Tag: Boas práticas
Tag: CECA-ICOM
Publicação
Data de publicação: 02 de julho de 2013
DIFERENÇAS ENTRE EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL
Descrição
Descrição:
Apresenta as diferenças entre o ensino formal e o ensino não-formal.
Tags
Tag: Ensino formal
Tag: Ensino não formal
Tag: Processo de aprendizagem
Publicação
Data de publicação: 05 de novembro de 2015
DO CONHECIMENTO À NARRATIVA E À…. AÇÃO! CONSTRUINDO NARRATIVAS NOS MUSEUS DE HOJE
Descrição
Descrição:
“Então, o que isso significa? Como se materializa? Isso significa abraçar a nossa função narrativa com coragem e determinação. Significa reconhecer a urgência por trás do nosso papel como instituições sociais e avançar com ousadia. E significa pensar criativamente sobre como fazemos o nosso trabalho. Às vezes, este é o maior desafio de todos – criar novos modelos de prática, quando ainda estamos amarrados a velhos hábitos mentais. O que veremos a seguir são algumas considerações para pensar criativamente sobre a construção narrativa.”
Tags
Tag: Educação em museus.
Tag: Educação não-formal
Tag: Públicos de museu
Publicação
Data de publicação: 17 de novembro de 2015
EDUCAÇÃO LÍQUIDA
Descrição
Descrição:
Proposição da ideia de Educação Líquida, pressuposto conceitual para as ações do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Tags
Tag: Educação em museus.
Tag: Experiência
Tag: Educação líquida.
Publicação
Data de publicação: 22 de setembro de 2015
EDUCAÇÃO LÍQUIDA: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO EDUCATIVO NOS MUSEUS, MILA CHIOVATTO
EDUCAÇÃO LÍQUIDA: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO EDUCATIVO NOS MUSEUS, MILA CHIOVATTO - Baixar arquivo em português
EDUCAÇÃO LÍQUIDA: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO EDUCATIVO NOS MUSEUS, MILA CHIOVATTO - Baixar arquivo em espanhol
EDUCAÇÃO LÍQUIDA: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO EDUCATIVO NOS MUSEUS, MILA CHIOVATTO - Baixar arquivo em inglês
Descrição
Descrição:
Apresenta o processo de implantação e os pressupostos conceituais do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo. O texto foi publicado para o Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte, realizado em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Santander Cultural de Recife e Porto Alegre.
Tags
Tag: Educação em museus.
Tag: Encontro Internacional Diálogos.
Tag: Função educativa do museu.
Tag: John Dewey
Tag: Experiência
Tag: Função social do museu
Tag: Nova Museologia
Tag: Educação líquida.
Tag: Jorge Larrosa.
Tag: Museu integral
Tag: Zygmunt Bauman
Publicação
Data de publicação: 20 de janeiro de 2011
EDUCACIÓN, APRENDIZAJE Y ARTE
Descrição
Descrição:
Apostila desenvolvida por Ricardo Rubiales para curso de formação em educação oferecido à equipe de educadores do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo. [texto em espanhol]
Tags
Tag: Processo de aprendizagem
Tag: Educação em museus.
Tag: Teoria educacional
Tag: Mediação
Tag: Experiência
Tag: Experiência significativa
Tag: Construtivismo.
Tag: Formação do educador.
Tag: Função do educador.
Tag: Howard Gardner
Publicação
Data de publicação: 24 de janeiro de 2012
EL MUSEO CONTEMPORÂNEO – CATALIZADOR DE FUTURO
Descrição
Descrição:
“No texto, concebido a partir de uma série de reflexões pessoais por meio de ensaios curtos, apresenta questionamentos e ideias sobre novos paradigmas e desafios do século museu XXI. A museologia de vanguarda, preocupada com a participação ativa do público e com a construção do espaço do museu como um agente de mudança e catalisador social, salienta a necessidade destas ideias no contexto do trabalho diário do museu.” O texto foi publicado para o Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte, realizado em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Santander Cultural de Recife e Porto Alegre. [texto em espanhol]
Tags
Tag: Educação em museus.
Tag: Teoria educacional
Tag: Função social do museu
Tag: Museologia.
Publicação
Data de publicação: 20 de janeiro de 2011
ESPAÇOS HIPERTEXTUAIS: BREVE NOTA SOBRE MUSEUS DE ARTE
Descrição
Descrição:
“Esta coleção de e-books sobre o museu = espaços hipertextuais foi criada a partir de uma série de reflexões pessoais em forma de breves ensaios e apresenta questionamentos e ideias sobre os novos paradigmas e desafios do museu no século XXI. A museologia de vanguarda, preocupada com a participação ativa do público e a construção do espaço do museu como um agente de mudança e catalisador social, ressalta a necessidade destas ideias no contexto do trabalho diário do museu.”
Tags
Tag: Processo de aprendizagem
Tag: Atividades lúdico-educativas
Tag: Experiência
Tag: Experiência significativa
Tag: Função social do museu
Tag: Jogos
Tag: Nova Museologia
Publicação
Data de publicação: 29 de setembro de 2015
MUSEU E PATRIMÔNIO: O SENTIDO POSSÍVEL
Descrição
Descrição:
O texto aborda a necessidade das ações de educação patrimonial e valorização do patrimônio com processo de resguardo de memória e a descoberta de novos significados.
Tags
Tag: Educação em museus.
Tag: Educação patrimonial
Publicação
Data de publicação: 05 de novembro de 2015
MUSEU ÍNTIMO: DIÁLOGOS ENTRE CULTURA, EDUCAÇÃO E ESTÉTICA, DAN BARON
Descrição
Descrição:
“Se quisermos construir um mundo inclusivo e democrático, precisamos redefinir a alfabetização para incluir todas as nossas inteligências e as suas linguagens, e aplicar esse novo entendimento através de métodos de libertação. Precisamos situar a palavra escrita como uma das linguagesn dentre outras que compõem um processo permanente, que podemos chamar de alfabetização cultural. [..] Estou propondo a valorização das outras linguagens e inteligências que usamos intuitivamente o tempo inteiro, transoformando-as em ferramentas cientes de sensibilização, autoleitura, identificação reflexiva e libertação, através de uma pedagogia de autodeterminação.”
Tags
Tag: Alfabetização cultural.
Tag: Diálogo íntimo.
Tag: Inclusão social.
Tag: Inteligências múltiplas
Tag: Palco comunitário.
Tag: Processo dialógico
Publicação
Data de publicação: 20 de janeiro de 2011
MUSEUS PARTICIPATIVOS E RELACIONAIS COM A COMUNIDADE E SEU TERRITÓRIO
Descrição
Descrição:
“A participação é uma tentativa de resposta à vontade de contribuir para a democratização da cultura, que não considera existir uma cultura sábia e outra ignorante, e sim que todos podemos ser “autores” capazes de interessar a outros receptores, espectadores, visitantes.
Promover a participação dos visitantes implica a instalação de situações de intercâmbio e a abordagem do conceito de comunidade em toda a sua complexidade. A comunidade diz respeito a qualquer grupo de pessoas que se identificam entre si, que compartilham algo em comum. É um conceito que está em fluxo constante, com alcances diversos.”
Tags
Tag: Educação em museus.
Tag: Educação não-formal
Tag: Públicos de museu
Publicação
Data de publicação: 17 de novembro de 2015
O MUSEU COMO DISPOSITIVO PEDAGÓGICO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONVIVÊNCIAS
Descrição
Descrição:
“Ainda temos o velho costume de pensar o museu como um lugar no qual se aprende a partir da arte ou das expressões de cultura, de tal ou qual artista, desta ou de outra escola, da arte deste ou de outro país. Essa é só uma das múltiplas leituras que o museu pode oferecer e, possivelmente, a menos relevante para estes tempos. É interessante conhecer a vida de Van Gogh ou de León Ferrari ou Leonilson e as técnicas que eles utilizaram. Mas é muito mais valioso tentar abrir a obra, assim como abrir a palavra em um livro para encontrar seu sentido profundo. O importante é de que forma, a partir do que o museu nos oferece, podemos aprender a ler o que há em nossa própria vida, na existência compartilhada, na convivência neste planeta. E, de maneira muito especial, aprender a ler a riqueza que há na diferença: essência da convivência.”
Tags
Tag: Educação em museus.
Tag: Educação não-formal
Tag: Públicos de museu
O MUSEU E SEU PÚBLICO NO MUNDO “CONTAMINADO”, ALEXANDRE DIAS RAMOS
Descrição
Descrição:
“De que maneira um museu, nos dias de hoje, deve se relacionar com o público? Que público vai ao museu e quais os modos de apreensão que estão envolvidos no contato com a obra de arte, num mundo tão “contaminado” pelos meios de comunicação?” A partir destas indagações, o autor discorre sobre as relações entre o conhecimento erudito, a vida cotidiana e as diferentes mídias. DIÁLOGOS ENTRE ARTE E PÚBLICO, p 98.
Tags
Tag: Públicos de museu
Tag: Comunicação de massa
Tag: Comunicação museológica.
Tag: Cultura midiática.
O PROFESSOR MEDIADOR
Descrição
Descrição:
“Escrever sobre o papel mediador do professor é isolar um dentre tantos aspectos que envolvem o ato de ensinar. Por esse motivo, optei por apontar uma série de questões acerca dos papéis assumidos pelo professor, de sua atuação cotidiana e das particularidades da atividade docente, sem a pretensão de esgotar qualquer desses assuntos. Neste artigo, indico apenas alguns caminhos para a prática docente em artes, seja em sala de aula, seja em espaços expositivos.”
Tags
Tag: Ensino formal
Tag: Processo de aprendizagem
Tag: Ensino da arte
Tag: Formação de professores
Tag: Mediação
Publicação
Data de publicação: 05 de novembro de 2015
OS MUSEUS PODEM CONTRIBUIR PARA A IGUALDADE E MUDAR A VIDA DAS PESSOAS?
Descrição
Descrição:
“Quais são as ligações entre as comunidades e as coleções? Será que a comunidade sikh se interessa somente por exibições e objetos relacionados aos sikhs? Como podemos manter relações com essas comunidades após o término da mostra? Levantamos, também, outras questões relacionadas à igualdade, como classe, deficiência e gênero, e como esses aspectos interagem. E as comunidades que não possuem coleções? Não há no Victoria & Albert Museum uma Galeria da África, por exemplo, embora exista alta proporção de pessoas de ascendência africana no Reino Unido.
Para nos aprofundarmos em algumas dessas questões, recebemos financiamento do Heritage Lottery Fund para um projeto de 3 anos, o Capacity Building and Cultural Ownership – working with culturally diverse communities (Programa de Capacitação e Propriedade Cultural – trabalhando com comunidades culturalmente diversificadas).”
Tags
Tag: Educação em museus.
Tag: Educação não-formal
Tag: Públicos de museu
Publicação
Data de publicação: 17 de novembro de 2015
UMA TEORIA DEMOCRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM MUSEU: DEMOCRACIA E MUSEUS, GEORGE E. HEIN
Descrição
Descrição:
Museus são primeiramente e, antes de qualquer coisa, instituições educativas que ganham sentido e identidade através da interação entre os visitantes e os conteúdos. Nessa perspectiva, o autor defende a construção de uma teoria de educação progressista democrática em museus, que considere os objetivos e as práticas específicas da educação, apoiada na teoria educacional de John Dewey. O texto foi publicado para o Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte, realizado em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Santander Cultural de Recife e Porto Alegre.
Tags
Tag: Democracia progressista
Tag: Educação em museus.
Tag: Encontro Internacional Diálogos.
Tag: Função educativa do museu.
Tag: Teoria educacional
Tag: Teoria educacional democrática progressista
Tag: John Dewey
Publicação
Data de publicação: 20 de janeiro de 2011
ANTONIO PARREIRAS: ENTRE A LITERATURA E A HISTÓRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS
Descrição
Descrição:
Este texto busca apresentar Fim de romance, 1912, de Antonio Parreiras, e compará-la com o período romântico da literatura brasileira a partir da análise dessa pintura que atualmente faz parte da exposição Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo.
Tags
Tag: Arte Brasileira.
Tag: Literatura Brasileira.
Tag: Livros Didáticos.
Publicação
Data de publicação: 02 de dezembro de 2015
ARTE NO BRASIL: UMA HISTÓRIA NA PINACOTECA DE SÃO PAULO
Descrição
Descrição:
“A apresentação aborda o processo de construção e implementação do projeto da exposição “Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo”. Coloca-se em discussão a elaboração da mostra de um acervo museológico, analisando-a a partir de diversos pontos de vista: da metodologia colaborativa de trabalho, da constituição de uma narrativa arte-histórica, do desenho expográfico, conteúdos textuais e recursos educativos, entre outros.”
Tags
Tag: Coleções Brasil século XXI
Tag: Exposições Brasil século XXI.
Tag: Museus Brasil século XXI.
DISCUTINDO ARTE: UMA INTRODUÇÃO
Descrição
Descrição:
“Não, caro leitor. Este texto não pretende responder a questão ‘o que é arte?’. Ao menos, não de forma definitiva. Este texto é um convite para pensarmos juntos a respeito daquilo que, hoje, chamamos de arte e, por consequência, de que forma se dá essa operação.”
Tags
Tag: Alfred Gell.
Tag: Conceito de arte
Tag: Era da arte
Tag: Era da imagem
Tag: Hans Belting
Tag: Renascimento
Tag: Teoria Estética
Tag: Teoria Institucional
Tag: Teoria Interpretativa
EXPOSIÇÃO “100 ANOS DE ARTE PAULISTA” – CPFL
Descrição
Descrição:
Texto de apresentação do catálogo da exposição “100 anos de arte paulista”, que contempla obras que cobrem os cem anos de existência da CPFL – entre 1912 e 2012 –, celebrando assim as trajetórias paralelas entre essa instituição e a Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Tags
Tag: Arte Brasileira.
Tag: CPFL.
Tag: Exposições.
Publicação
Data de publicação: 02 de dezembro de 2015
PROPOSIÇÕES, HAMILTON FARIA E PEDRO GARCIA
Descrição
Descrição:
Os autores Hamilton Faria e Pedro Garcia trazem para o debate questões como arte e realidade social, econômica, política e cultural; multiculturalidade e identidade cultural; o papel do artista na sociedade e o direito de todos à cidadania cultural. A proposta é que todos devam ser criadores e fruidores de arte. PÓLIS – O REENCANTAMENTO DO MUNDO, pp 124 – 126.
Tags
Tag: Arte-Sociedade
Tag: Direitos Culturais.
Tag: Identidade Cultural.
Tag: Multiculturalidade.
Publicação
Data de publicação: 15 de abril de 2010
JOGO DIGITAL: REFLETINDO SOBRE SEUS LIMITES E POSSIBILIDADES NA CULTURA E NA EDUCAÇÃO, MARIA ISABEL LEITE
Descrição
Descrição:
“O que caracteriza um jogo? Qual a especificidade dos jogos digitais? É possível ser jogo e, ao mesmo tempo, educativo? Podem os jogos favorecer os processos de apropriação e produção de conhecimentos em qualquer área do saber? Crianças aprendem brincando? Partindo destas questões mais amplas, este texto busca problematizar os usos, limites e potencialidades dos jogos digitais desenvolvidos por instituições culturais e educativas.”
Tags
Tag: Atividades lúdico-educativas
Tag: Jogos
Tag: Educação-Cultura.
Tag: Educação-Sociedade.
Tag: Games.
Tag: Jogos Digitais
Tag: Jogos educativos
ARTE E CULTURA NA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL, RENATA BITTENCOURT
Descrição
Descrição:
Apresenta as ações da área de educação do Itaú Cultural. O texto foi publicado para o Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte, realizado em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Santander Cultural de Recife e Porto Alegre.
Tags
Tag: Educação em museus.
Tag: Encontro Internacional Diálogos.
Tag: Mediação
Tag: Programas Educativos
Tag: Itaú Cultural
Tag: Programa Rumos Educação.
Publicação
Data de publicação: 20 de janeiro de 2011
BALANÇO DO VENTO, STELA BARBIERI
Descrição
Descrição:
Reflexão sobre os processos de diálogo com a arte que acontecem no Instituto Tomie Ohtake e na Curadoria Educativa da 29ª Bienal de São Paulo. O texto foi publicado para o Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte, realizado em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Santander Cultural de Recife e Porto Alegre.
Tags
Tag: Educação em museus.
Tag: Encontro Internacional Diálogos.
Tag: Programas Educativos
Tag: Curadoria educativa.
Tag: Bienal de São Paulo.
Tag: Instituto Tomie Ohtake.
CRITÉRIOS PARA BOAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM MUSEUS, MAGALY CABRAL
Descrição
Descrição:
Trata dos processos curadoria educativa na construção de um Setor Educativo e aponta boas práticas para os processos educativos em museus, através de exemplos do Museu da República. O texto foi publicado para o Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte, realizado em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Santander Cultural de Recife e Porto Alegre.
Tags
Tag: Encontro Internacional Diálogos.
Tag: Best Practices
Tag: Boas práticas
Tag: Educación em museo.
Tag: Programas Educativos
Tag: Curadoria educativa.
Tag: Museu da República.
ENCONTRO INTERNACIONAL DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO, MUSEU E ARTE, MARIA HELENA GAIDZINSKI
Descrição
Descrição:
Apresenta o espaço de cultura Santander Cultural, sua função educativa e estratégias de mediação. O texto foi publicado para o Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte, realizado em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Santander Cultural de Recife e Porto Alegre.
Tags
Tag: Educação em museus.
Tag: Encontro Internacional Diálogos.
Tag: Experiência
Tag: Programas Educativos
Tag: Santander Cultural
Tag: Vivência
ENCONTRO, DESLOCAMENTO, PROCESSO E EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO INHOTIM, JANAINA MELO
Descrição
Descrição:
Aborda os pressupostos e as práticas educativas do Instituto Inhotim. O texto foi publicado para o Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte, realizado em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Santander Cultural de Recife e Porto Alegre.
Tags
Tag: Educação em museus.
Tag: Encontro Internacional Diálogos.
Tag: John Dewey
Tag: Formação de professores
Tag: Mediação
Tag: Experiência
Tag: Programas Educativos
Tag: Público escolar
INFORME FINAL DO IV SIMPÓSIO: LÍDERES CULTURALES POR EL DESAROLLO
Descrição
Descrição:
Informe final do IV Simpósio: Líderes Culturales por el Desarollo, realizado no Museu de Antioquia, em 08, 09 e 10 de fevereiro de 2012, na cidade de Medellín, Colômbia. O tema deste Simpósio foi “o território como expressão da cultura”. [texto em espanhol]
Informe final del IV Simposio: Líderes Culturales por el Desarollo, realizado en el Museo de Antioquia, en 08, 09 y 10 de febrero de 2012, en la cidad de Medellín, Colômbia. El tema de este Simposio fue “el territorio como una expresión de la cultura”. [En español]
Tags
Tag: Cultura.
Tag: Gestão Cultural.
Tag: Gestión Cultural
Tag: Líderes Culturais
Tag: Líderes Culturales.
Tag: Museo de Antioquia
Tag: Patrimônio Cultural
Tag: Território
Publicação
Data de publicação: 18 de setembro de 2012
PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL A PARTIR DO ACERVO DO MUSEU DO HOMEM DO NORDESTE, SILVIA CELESTE BRASILEIRO
Descrição
Descrição:
Apresenta a Coordenação dos Programas Educativo-Culturais do Museu do Homem do Nordeste. O texto foi publicado para o Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte, realizado em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Santander Cultural de Recife e Porto Alegre.
Tags
Tag: Educação em museus.
Tag: Encontro Internacional Diálogos.
Tag: Programas Educativos
Tag: Fundação Joaquim Nabuco.
Tag: Inclusão sociocultural.
Tag: Museologia Social.
Tag: Museu do Homem do Nordeste
Publicação
Data de publicação: 20 de janeiro de 2011
UNA APROXIMACIÓN AL ÁREA DE INVESTIGACIÓN Y EXTENSIÓN EDUCATIVA DEL MUSEO THYSSEN-BORNEMISZA, RUFINO FERRERAS MARCOS.
Descrição
Descrição:
Apresentação da Área de Investigação e Extensão Educativa do Museu Thyssen-Bornemisza (Madrid, Espanha). O texto foi publicado para o Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte, realizado em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Santander Cultural de Recife e Porto Alegre. [Texto em espanhol]
Presentación del Área de Investigación y Extensión Educativa del Museo Thyssen-Bornemisza (Madrid, España). El texto fue publicado para el Encuentro Internacional Diálogos en Educación, Museos y Arte , que se celebró en 2010 en la Pinacoteca del Estado de Sao Paulo y Santander Cultural en Recife y Porto Alegre. [en español]
Tags
Tag: Educação em museus.
Tag: Encontro Internacional Diálogos.
Tag: Públicos de museu
Tag: Educación em museo.
Tag: Museo Abierto
Tag: Museo y internet
Tag: Museu Aberto
Tag: Museu e internet
Tag: Programas Educativos
Tag: Públicos del museo
Tag: Thyssen-Bornemisza.
A CORPORIFICAÇÃO DA EXPERIÊNCIA: “PARA QUE SERVE ISSO QUE VOCÊ ESTÁ ME DIZENDO?”, ANDERSON PINHEIRO E EDUARDO DUARTE
Descrição
Descrição:
Em entrevista concedida ao arte-educador Anderson Pinheiro, o cientista social e antropólogo Eduardo Duarte, com atuação nas áreas de epistemologia, cinema, comunicação e fotografia, comenta questões relativas à educação, mediação e foca, especialmente, a importância da corporificação de uma experiência. DIÁLOGOS ENTRE ARTE E PÚBLICO, P 35.
Tags
Tag: Formação do educador.
Tag: Função do educador.
Tag: Entrevista
Tag: Corporificação.
Tag: Experiência estética.
Publicação
Data de publicação: 15 de abril de 2010
A ESTÉTICA NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS, MARIA HELENA WAGNER ROSSI
Descrição
Descrição:
“O artigo discute os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi conhecer o processo de desenvolvimento da compreensão estética visual de alunos, em função de uma exposição sistematizada a atividades de leitura e discussão estética durante os oito anos da Educação Fundamental, numa mesma turma, em estudo longitudinal. Compara a compreensão estética dos alunos do grupo experimental com a de alunos do grupo controle, apresentando trechos dos diálogos realizados frente às obras e às imagens. Defende a introdução da discussão estética em sala de aula, desde as séries iniciais, respeitando e valorizando as idéias e teorias intuitivas que os alunos trazem, criticando as abordagens de leitura de imagens vigentes, normalmente de cunho formalista.” EDUCAÇÃO E REALIDADE, p 49.
Tags
Tag: Ensino formal
Tag: Ensino da arte
Tag: Público escolar
Tag: Educação estética.
Tag: Compreensão estética.
A LEITURA QUE FORMA O MEDIADOR, FORMA O OLHAR E AJUDA A LER O MUNDO?, SIMONE FERREIRA LUIZINES
Descrição
Descrição:
Considerações sobre o papel do mediador/educador em museus e galerias identificando-o como aquele que oportuniza leituras críticas e significativas de obras de arte – entendidas como campos de estudos transdisciplinares e multireferenciais – estimulando a construção coletiva do conhecimento. DIÁLOGOS ENTRE ARTE E PÚBLICO, p 59.
Tags
Tag: Processo de aprendizagem
Tag: Mediação
Tag: Leitura de imagem
Tag: Vygotsky.
A VERDADE PARA A OBRA NÃO EXISTE: O QUE EXISTE SÃO AS RELAÇÕES CONSTRUÍDAS PELO OBSERVADOR, ANDERSON PINHEIRO E NINA VELASCO E CRUZ
Descrição
Descrição:
Em forma de entrevista, os autores Nina Velasco Cruz e Anderson Pinheiro, dialogam sobre a verdade da obra de arte, as diferentes maneiras de ver, contextos de produção e apreciação da obra, a relação sujeito-objeto. DIÁLOGOS ENTRE ARTE E PÚBLICO, p 63.
Tags
Tag: Entrevista
Tag: Hélio Oiticica
Tag: Lygia Clark
Tag: Recepção da imagem
Tag: Relação sujeito-objeto
Tag: Walter Benjamin
Publicação
Data de publicação: 14 de junho de 2010
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE LEITURA DE IMAGENS, MARIA HELENA WAGNER ROSSI
Descrição
Descrição:
“O tema leitura de imagens tem chamado a atenção dos professores de Arte desde que as novas abordagens trouxeram a imagem da arte para a sala de aula, depois de décadas de hegemonia da livre-expressão. No entanto, nem sempre esse assunto tem sido discutido de maneira a considerar o sujeito da leitura: o aluno. Pois é essa a proposta que queremos fazer ao professor de Arte, que quer propiciar uma verdadeira (e contemporânea) educação estética ao seu aluno. Quaisquer que sejam os seus objetivos pedagógicos, as suas propostas deverão levar em consideração as condições de construção de conhecimento do aluno no domínio da leitura estética. (…)”
Tags
Tag: Ensino da arte
Tag: Leitura de imagem
Publicação
Data de publicação: 14 de junho de 2018
LEITURA DA IMAGEM, MARA APARECIDA MAGERO GALVANI
Descrição
Descrição:
“O artigo aborda a cidade como possibilidade educadora, reforçando o papel da leitura de imagens na escola. A partir da cidade de Antônio Prado, RS, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o texto propõe a leitura da cidade em que a criança e o adolescente vivem como via de acesso para compreender e preservar não só o patrimônio público, mas a vida, visando à construção de um futuro menos predatório, mais crítico, sensível e amoroso. Nesta discussão, também é abordada a concepção de cidade desde Atenas e como se dá, na atualidade, a relação dos corpos humanos com os espaços urbanos, através de ações cotidianas como o morar, o caminhar e o conversar”.
Tags
Tag: Ensino da arte
Tag: Educação patrimonial
Tag: Leitura de imagem
Tag: Escola-Cidade.
Publicação
Data de publicação: 15 de abril de 2010
MEDIAÇÃO ESTÉTICA: O QUE TEMOS? O QUE PRECISAMOS?, MARIA HELENA WAGNER ROSSI
Descrição
Descrição:
A autora expõe inquietações sobre algumas publicações que subsidiam as atividades de leitura de imagens em sala de aula, especialmente aquelas voltadas ao público infantil. Questiona alguns procedimentos que costumam ocorrer no trabalho da leitura visual e na construção do pensamento estético, valorizando o papel do professor como mediador competente. DIÁLOGOS ENTRE ARTE E PÚBLICO, p 73.
Tags
Tag: Ensino formal
Tag: Ensino da arte
Tag: Educação estética.
Tag: Leitura de imagem
Tag: Mediação estética
REFLEXÕES SOBRE A MEDIAÇÃO ESTÉTICO-VISUAL, MARIA HELENA WAGNER ROSSI
Descrição
Descrição:
“Como estimular o encontro com a obra?” A autora expõe neste texto algumas reflexões sobre essa questão.
Tags
Tag: Ensino formal
Tag: Ensino da arte
Tag: Educação estética.
Tag: Leitura de imagem
Tag: Mediação estética
Publicação
Data de publicação: 20 de janeiro de 2011
BREVES NOTAS SOBRE A CONQUISTA DA FORMAÇÃO DE DIVERSOS PÚBLICOS PARA OS MUSEUS DE ARTE CONTEMPORÂNEA, CRISTIANE MABEL MEDEIRO
Descrição
Descrição:
Em formato de notas, a autora aborda questões sobre a frequência de famílias com crianças em museus, com enfoque nas ações de formação de públicos em museus de Arte Contemporânea. O texto foi publicado para o Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte, realizado em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Santander Cultural de Recife e Porto Alegre.
Tags
Tag: Educação em museus.
Tag: Encontro Internacional Diálogos.
Tag: Cultura visual
Tag: Formação de público.
Tag: Museu de arte contemporânea.
Tag: Público infantil
O MUSEU E A CRIANÇA: RELAÇÕES, MARIA ISABEL LEITE
Descrição
Descrição:
A autora apresenta um breve panorama conceitual para se abordar as relações entre crianças e museus e, a partir de então, esboçar algumas tramas possíveis entre eles. O texto foi publicado para o Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte, realizado em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Santander Cultural de Recife e Porto Alegre.
SERÁ QUE INFLUENCIOU DE ALGUMA FORMA?, ANDERSON PINHEIRO
Descrição
Descrição:
Considerações sobre o papel do mediador em espaços expositivos, com foco na importância e no respeito que deve ocorrer na interação entre os “mundos do mediador e os do visitante”, num processo participativo que transforme a visita ao museu em uma verdadeira experiência. DIÁLOGOS ENTRE ARTE E PÚBLICO, p 41.
Tags
Tag: Públicos de museu
Tag: Mediação
Tag: Experiência
Tag: Função do educador.
Tag: Visitas educativas
Publicação
Data de publicação: 15 de abril de 2010
TURISMO CULTURAL: A REALIDADE DA PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO / BRASIL
Descrição
Descrição:
O interesse cultural se insere no âmago do desejo que motiva o turista, incentivando-o a desbravar, conhecer e fruir outras culturas. Nesse sentido, o texto aborda a relação entre turismo e museus no Brasil, com foco na Pinacoteca do Estado de São Paulo e suas ações educativas.
Tags
Tag: Educação em museus.
Tag: Turismo
Tag: Turismo cultural.
Publicação
Data de publicação: 17 de novembro de 2015