Educativo Outros Textos

CONTRIBUIÇÕES DO CECA – ICOM PARA A EDUCAÇÃO EM MUSEUS EM SÃO PAULO, ADRIANA MORTARA

Descrição

Descrição:

Apresentação de Adriana Mortara no 5° Encontro Paulistas de Museus sobre as contribuições do CECA – ICOM para a educação em museus em São Paulo.

Tags

Tag: Educação em museus.

Tag: Best Practices

Tag: Boas práticas

Tag: CECA-ICOM

Publicação

Data de publicação: 02 de julho de 2013

DIFERENÇAS ENTRE EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL

Descrição

Descrição:

Apresenta as diferenças entre o ensino formal e o ensino não-formal.

Tags

Tag: Ensino formal

Tag: Ensino não formal

Tag: Processo de aprendizagem

Publicação

Data de publicação: 05 de novembro de 2015

Descrição

Descrição:

“Então, o que isso significa? Como se materializa? Isso significa abraçar a nossa função narrativa com coragem e determinação. Significa reconhecer a urgência por trás do nosso papel como instituições sociais e avançar com ousadia. E significa pensar criativamente sobre como fazemos o nosso trabalho. Às vezes, este é o maior desafio de todos – criar novos modelos de prática, quando ainda estamos amarrados a velhos hábitos mentais. O que veremos a seguir são algumas considerações para pensar criativamente sobre a construção narrativa.”

Tags

Tag: Educação em museus.

Tag: Educação não-formal

Tag: Públicos de museu

Publicação

Data de publicação: 17 de novembro de 2015

Descrição

Descrição:

Proposição da ideia de Educação Líquida, pressuposto conceitual para as ações do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Tags

Tag: Educação em museus.

Tag: Experiência

Tag: Educação líquida.

Publicação

Data de publicação: 22 de setembro de 2015

Descrição

Descrição:

Apresenta o processo de implantação e os pressupostos conceituais do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo. O texto foi publicado para o Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte, realizado em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Santander Cultural de Recife e Porto Alegre.

Tags

Tag: Educação em museus.

Tag: Encontro Internacional Diálogos.

Tag: Função educativa do museu.

Tag: John Dewey

Tag: Experiência

Tag: Função social do museu

Tag: Nova Museologia

Tag: Educação líquida.

Tag: Jorge Larrosa.

Tag: Museu integral

Tag: Zygmunt Bauman

Publicação

Data de publicação: 20 de janeiro de 2011

EDUCACIÓN, APRENDIZAJE Y ARTE

Arquivo em espanhol

Descrição

Descrição:

Apostila desenvolvida por Ricardo Rubiales para curso de formação em educação oferecido à equipe de educadores do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo. [texto em espanhol]

Tags

Tag: Processo de aprendizagem

Tag: Educação em museus.

Tag: Teoria educacional

Tag: Mediação

Tag: Experiência

Tag: Experiência significativa

Tag: Construtivismo.

Tag: Formação do educador.

Tag: Função do educador.

Tag: Howard Gardner

Publicação

Data de publicação: 24 de janeiro de 2012

EL MUSEO CONTEMPORÂNEO – CATALIZADOR DE FUTURO

Descrição

Descrição:

“No texto, concebido a partir de uma série de reflexões pessoais por meio de ensaios curtos, apresenta questionamentos e ideias sobre novos paradigmas e desafios do século museu XXI. A museologia de vanguarda, preocupada com a participação ativa do público e com a construção do espaço do museu como um agente de mudança e catalisador social, salienta a necessidade destas ideias no contexto do trabalho diário do museu.” O texto foi publicado para o Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte, realizado em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Santander Cultural de Recife e Porto Alegre. [texto em espanhol]

Tags

Tag: Educação em museus.

Tag: Teoria educacional

Tag: Função social do museu

Tag: Museologia.

Publicação

Data de publicação: 20 de janeiro de 2011

Descrição

Descrição:

“Esta coleção de e-books sobre o museu = espaços hipertextuais foi criada a partir de uma série de reflexões pessoais em forma de breves ensaios e apresenta questionamentos e ideias sobre os novos paradigmas e desafios do museu no século XXI. A museologia de vanguarda, preocupada com a participação ativa do público e a construção do espaço do museu como um agente de mudança e catalisador social, ressalta a necessidade destas ideias no contexto do trabalho diário do museu.”

Tags

Tag: Processo de aprendizagem

Tag: Atividades lúdico-educativas

Tag: Experiência

Tag: Experiência significativa

Tag: Função social do museu

Tag: Jogos

Tag: Nova Museologia

Publicação

Data de publicação: 29 de setembro de 2015

MUSEU E PATRIMÔNIO: O SENTIDO POSSÍVEL

Descrição

Descrição:

O texto aborda a necessidade das ações de educação patrimonial e valorização do patrimônio com processo de resguardo de memória e a descoberta de novos significados.

Tags

Tag: Educação em museus.

Tag: Educação patrimonial

Publicação

Data de publicação: 05 de novembro de 2015

MUSEU ÍNTIMO: DIÁLOGOS ENTRE CULTURA, EDUCAÇÃO E ESTÉTICA, DAN BARON

Descrição

Descrição:

“Se quisermos construir um mundo inclusivo e democrático, precisamos redefinir a alfabetização para incluir todas as nossas inteligências e as suas linguagens, e aplicar esse novo entendimento através de métodos de libertação. Precisamos situar a palavra escrita como uma das linguagesn dentre outras que compõem um processo permanente, que podemos chamar de alfabetização cultural. [..] Estou propondo a valorização das outras linguagens e inteligências que usamos intuitivamente o tempo inteiro, transoformando-as em ferramentas cientes de sensibilização, autoleitura, identificação reflexiva e libertação, através de uma pedagogia de autodeterminação.”

Tags

Tag: Alfabetização cultural.

Tag: Diálogo íntimo.

Tag: Inclusão social.

Tag: Inteligências múltiplas

Tag: Palco comunitário.

Tag: Processo dialógico

Publicação

Data de publicação: 20 de janeiro de 2011

Descrição

Descrição:

“A participação é uma tentativa de resposta à vontade de contribuir para a democratização da cultura, que não considera existir uma cultura sábia e outra ignorante, e sim que todos podemos ser “autores” capazes de interessar a outros receptores, espectadores, visitantes.

Promover a participação dos visitantes implica a instalação de situações de intercâmbio e a abordagem do conceito de comunidade em toda a sua complexidade. A comunidade diz respeito a qualquer grupo de pessoas que se identificam entre si, que compartilham algo em comum. É um conceito que está em fluxo constante, com alcances diversos.”

Tags

Tag: Educação em museus.

Tag: Educação não-formal

Tag: Públicos de museu

Publicação

Data de publicação: 17 de novembro de 2015

Descrição

Descrição:

“Ainda temos o velho costume de pensar o museu como um lugar no qual se aprende a partir da arte ou das expressões de cultura, de tal ou qual artista, desta ou de outra escola, da arte deste ou de outro país. Essa é só uma das múltiplas leituras que o museu pode oferecer e, possivelmente, a menos relevante para estes tempos. É interessante conhecer a vida de Van Gogh ou de León Ferrari ou Leonilson e as técnicas que eles utilizaram. Mas é muito mais valioso tentar abrir a obra, assim como abrir a palavra em um livro para encontrar seu sentido profundo. O importante é de que forma, a partir do que o museu nos oferece, podemos aprender a ler o que há em nossa própria vida, na existência compartilhada, na convivência neste planeta. E, de maneira muito especial, aprender a ler a riqueza que há na diferença: essência da convivência.”

Tags

Tag: Educação em museus.

Tag: Educação não-formal

Tag: Públicos de museu

O MUSEU E SEU PÚBLICO NO MUNDO “CONTAMINADO”, ALEXANDRE DIAS RAMOS

Descrição

Descrição:

“De que maneira um museu, nos dias de hoje, deve se relacionar com o público? Que público vai ao museu e quais os modos de apreensão que estão envolvidos no contato com a obra de arte, num mundo tão “contaminado” pelos meios de comunicação?” A partir destas indagações, o autor discorre sobre as relações entre o conhecimento erudito, a vida cotidiana e as diferentes mídias. DIÁLOGOS ENTRE ARTE E PÚBLICO, p 98.

Tags

Tag: Públicos de museu

Tag: Comunicação de massa

Tag: Comunicação museológica.

Tag: Cultura midiática.

O PROFESSOR MEDIADOR

Arquivo em portugês

Descrição

Descrição:

“Escrever sobre o papel mediador do professor é isolar um dentre tantos aspectos que envolvem o ato de ensinar. Por esse motivo, optei por apontar uma série de questões acerca dos papéis assumidos pelo professor, de sua atuação cotidiana e das particularidades da atividade docente, sem a pretensão de esgotar qualquer desses assuntos. Neste artigo, indico apenas alguns caminhos para a prática docente em artes, seja em sala de aula, seja em espaços expositivos.”

Tags

Tag: Ensino formal

Tag: Processo de aprendizagem

Tag: Ensino da arte

Tag: Formação de professores

Tag: Mediação

Publicação

Data de publicação: 05 de novembro de 2015

Descrição

Descrição:

“Quais são as ligações entre as comunidades e as coleções? Será que a comunidade sikh se interessa somente por exibições e objetos relacionados aos sikhs? Como podemos manter relações com essas comunidades após o término da mostra? Levantamos, também, outras questões relacionadas à igualdade, como classe, deficiência e gênero, e como esses aspectos interagem. E as comunidades que não possuem coleções? Não há no Victoria & Albert Museum uma Galeria da África, por exemplo, embora exista alta proporção de pessoas de ascendência africana no Reino Unido.

Para nos aprofundarmos em algumas dessas questões, recebemos financiamento do Heritage Lottery Fund para um projeto de 3 anos, o Capacity Building and Cultural Ownership – working with culturally diverse communities (Programa de Capacitação e Propriedade Cultural – trabalhando com comunidades culturalmente diversificadas).”

Tags

Tag: Educação em museus.

Tag: Educação não-formal

Tag: Públicos de museu

Publicação

Data de publicação: 17 de novembro de 2015

UMA TEORIA DEMOCRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM MUSEU: DEMOCRACIA E MUSEUS, GEORGE E. HEIN

Descrição

Descrição:

Museus são primeiramente e, antes de qualquer coisa, instituições educativas que ganham sentido e identidade através da interação entre os visitantes e os conteúdos. Nessa perspectiva, o autor defende a construção de uma teoria de educação progressista democrática em museus, que considere os objetivos e as práticas específicas da educação, apoiada na teoria educacional de John Dewey. O texto foi publicado para o Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte, realizado em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Santander Cultural de Recife e Porto Alegre.

Tags

Tag: Democracia progressista

Tag: Educação em museus.

Tag: Encontro Internacional Diálogos.

Tag: Função educativa do museu.

Tag: Teoria educacional

Tag: Teoria educacional democrática progressista

Tag: John Dewey

Publicação

Data de publicação: 20 de janeiro de 2011

ANTONIO PARREIRAS: ENTRE A LITERATURA E A HISTÓRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS

Descrição

Descrição:

Este texto busca apresentar Fim de romance, 1912, de Antonio Parreiras, e compará-la com o período romântico da literatura brasileira a partir da análise dessa pintura que atualmente faz parte da exposição Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo.

Tags

Tag: Arte Brasileira.

Tag: Literatura Brasileira.

Tag: Livros Didáticos.

Publicação

Data de publicação: 02 de dezembro de 2015

Descrição

Descrição:

“A apresentação aborda o processo de construção e implementação do projeto da exposição “Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo”. Coloca-se em discussão a elaboração da mostra de um acervo museológico, analisando-a a partir de diversos pontos de vista: da metodologia colaborativa de trabalho, da constituição de uma narrativa arte-histórica, do desenho expográfico, conteúdos textuais e recursos educativos, entre outros.”

Tags

Tag: Coleções Brasil século XXI

Tag: Exposições Brasil século XXI.

Tag: Museus Brasil século XXI.

DISCUTINDO ARTE: UMA INTRODUÇÃO

Descrição

Descrição:

“Não, caro leitor. Este texto não pretende responder a questão ‘o que é arte?’. Ao menos, não de forma definitiva. Este texto é um convite para pensarmos juntos a respeito daquilo que, hoje, chamamos de arte e, por consequência, de que forma se dá essa operação.”

Tags

Tag: Alfred Gell.

Tag: Conceito de arte

Tag: Era da arte

Tag: Era da imagem

Tag: Hans Belting

Tag: Renascimento

Tag: Teoria Estética

Tag: Teoria Institucional

Tag: Teoria Interpretativa

EXPOSIÇÃO “100 ANOS DE ARTE PAULISTA” – CPFL

Descrição

Descrição:

Texto de apresentação do catálogo da exposição “100 anos de arte paulista”, que contempla obras que cobrem os cem anos de existência da CPFL – entre 1912 e 2012 –, celebrando assim as trajetórias paralelas entre essa instituição e a Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Tags

Tag: Arte Brasileira.

Tag: CPFL.

Tag: Exposições.

Publicação

Data de publicação: 02 de dezembro de 2015

PROPOSIÇÕES, HAMILTON FARIA E PEDRO GARCIA

Descrição

Descrição:

Os autores Hamilton Faria e Pedro Garcia trazem para o debate questões como arte e realidade social, econômica, política e cultural; multiculturalidade e identidade cultural; o papel do artista na sociedade e o direito de todos à cidadania cultural. A proposta é que todos devam ser criadores e fruidores de arte. PÓLIS – O REENCANTAMENTO DO MUNDO, pp 124 – 126.

Tags

Tag: Arte-Sociedade

Tag: Direitos Culturais.

Tag: Identidade Cultural.

Tag: Multiculturalidade.

Publicação

Data de publicação: 15 de abril de 2010

JOGO DIGITAL: REFLETINDO SOBRE SEUS LIMITES E POSSIBILIDADES NA CULTURA E NA EDUCAÇÃO, MARIA ISABEL LEITE

Descrição

Descrição:

“O que caracteriza um jogo? Qual a especificidade dos jogos digitais? É possível ser jogo e, ao mesmo tempo, educativo? Podem os jogos favorecer os processos de apropriação e produção de conhecimentos em qualquer área do saber? Crianças aprendem brincando? Partindo destas questões mais amplas, este texto busca problematizar os usos, limites e potencialidades dos jogos digitais desenvolvidos por instituições culturais e educativas.”

Tags

Tag: Atividades lúdico-educativas

Tag: Jogos

Tag: Educação-Cultura.

Tag: Educação-Sociedade.

Tag: Games.

Tag: Jogos Digitais

Tag: Jogos educativos

ARTE E CULTURA NA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL, RENATA BITTENCOURT

Descrição

Descrição:

Apresenta as ações da área de educação do Itaú Cultural. O texto foi publicado para o Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte, realizado em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Santander Cultural de Recife e Porto Alegre.

Tags

Tag: Educação em museus.

Tag: Encontro Internacional Diálogos.

Tag: Mediação

Tag: Programas Educativos

Tag: Itaú Cultural

Tag: Programa Rumos Educação.

Publicação

Data de publicação: 20 de janeiro de 2011

BALANÇO DO VENTO, STELA BARBIERI

Descrição

Descrição:

Reflexão sobre os processos de diálogo com a arte que acontecem no Instituto Tomie Ohtake e na Curadoria Educativa da 29ª Bienal de São Paulo. O texto foi publicado para o Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte, realizado em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Santander Cultural de Recife e Porto Alegre.

Tags

Tag: Educação em museus.

Tag: Encontro Internacional Diálogos.

Tag: Programas Educativos

Tag: Curadoria educativa.

Tag: Bienal de São Paulo.

Tag: Instituto Tomie Ohtake.

CRITÉRIOS PARA BOAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM MUSEUS, MAGALY CABRAL

Descrição

Descrição:

Trata dos processos curadoria educativa na construção de um Setor Educativo e aponta boas práticas para os processos educativos em museus, através de exemplos do Museu da República. O texto foi publicado para o Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte, realizado em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Santander Cultural de Recife e Porto Alegre.

Tags

Tag: Encontro Internacional Diálogos.

Tag: Best Practices

Tag: Boas práticas

Tag: Educación em museo.

Tag: Programas Educativos

Tag: Curadoria educativa.

Tag: Museu da República.

ENCONTRO INTERNACIONAL DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO, MUSEU E ARTE, MARIA HELENA GAIDZINSKI

Descrição

Descrição:

Apresenta o espaço de cultura Santander Cultural, sua função educativa e estratégias de mediação. O texto foi publicado para o Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte, realizado em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Santander Cultural de Recife e Porto Alegre.

Tags

Tag: Educação em museus.

Tag: Encontro Internacional Diálogos.

Tag: Experiência

Tag: Programas Educativos

Tag: Santander Cultural

Tag: Vivência

ENCONTRO, DESLOCAMENTO, PROCESSO E EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO INHOTIM, JANAINA MELO

Descrição

Descrição:

Aborda os pressupostos e as práticas educativas do Instituto Inhotim. O texto foi publicado para o Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte, realizado em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Santander Cultural de Recife e Porto Alegre.

Tags

Tag: Educação em museus.

Tag: Encontro Internacional Diálogos.

Tag: John Dewey

Tag: Formação de professores

Tag: Mediação

Tag: Experiência

Tag: Programas Educativos

Tag: Público escolar

INFORME FINAL DO IV SIMPÓSIO: LÍDERES CULTURALES POR EL DESAROLLO

Descrição

Descrição:

Informe final do IV Simpósio: Líderes Culturales por el Desarollo, realizado no Museu de Antioquia, em 08, 09 e 10 de fevereiro de 2012, na cidade de Medellín, Colômbia. O tema deste Simpósio foi “o território como expressão da cultura”. [texto em espanhol]

Informe final del IV Simposio: Líderes Culturales por el Desarollo, realizado en el Museo de Antioquia, en 08, 09 y 10 de febrero de 2012, en la cidad de Medellín, Colômbia. El tema de este Simposio fue “el territorio como una expresión de la cultura”. [En español]

Tags

Tag: Cultura.

Tag: Gestão Cultural.

Tag: Gestión Cultural

Tag: Líderes Culturais

Tag: Líderes Culturales.

Tag: Museo de Antioquia

Tag: Patrimônio Cultural

Tag: Território

Publicação

Data de publicação: 18 de setembro de 2012

PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL A PARTIR DO ACERVO DO MUSEU DO HOMEM DO NORDESTE, SILVIA CELESTE BRASILEIRO

Descrição

Descrição:

Apresenta a Coordenação dos Programas Educativo-Culturais do Museu do Homem do Nordeste. O texto foi publicado para o Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte, realizado em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Santander Cultural de Recife e Porto Alegre.

Tags

Tag: Educação em museus.

Tag: Encontro Internacional Diálogos.

Tag: Programas Educativos

Tag: Fundação Joaquim Nabuco.

Tag: Inclusão sociocultural.

Tag: Museologia Social.

Tag: Museu do Homem do Nordeste

Publicação

Data de publicação: 20 de janeiro de 2011

UNA APROXIMACIÓN AL ÁREA DE INVESTIGACIÓN Y EXTENSIÓN EDUCATIVA DEL MUSEO THYSSEN-BORNEMISZA, RUFINO FERRERAS MARCOS.

Descrição

Descrição:

Apresentação da Área de Investigação e Extensão Educativa do Museu Thyssen-Bornemisza (Madrid, Espanha). O texto foi publicado para o Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte, realizado em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Santander Cultural de Recife e Porto Alegre. [Texto em espanhol]

Presentación del Área de Investigación y Extensión Educativa del Museo Thyssen-Bornemisza (Madrid, España). El texto fue publicado para el Encuentro Internacional Diálogos en Educación, Museos y Arte , que se celebró en 2010 en la Pinacoteca del Estado de Sao Paulo y Santander Cultural en Recife y Porto Alegre. [en español]

Tags

Tag: Educação em museus.

Tag: Encontro Internacional Diálogos.

Tag: Públicos de museu

Tag: Educación em museo.

Tag: Museo Abierto

Tag: Museo y internet

Tag: Museu Aberto

Tag: Museu e internet

Tag: Programas Educativos

Tag: Públicos del museo

Tag: Thyssen-Bornemisza.

A CORPORIFICAÇÃO DA EXPERIÊNCIA: “PARA QUE SERVE ISSO QUE VOCÊ ESTÁ ME DIZENDO?”, ANDERSON PINHEIRO E EDUARDO DUARTE

Descrição

Descrição:

Em entrevista concedida ao arte-educador Anderson Pinheiro, o cientista social e antropólogo Eduardo Duarte, com atuação nas áreas de epistemologia, cinema, comunicação e fotografia, comenta questões relativas à educação, mediação e foca, especialmente, a importância da corporificação de uma experiência. DIÁLOGOS ENTRE ARTE E PÚBLICO, P 35.

Tags

Tag: Formação do educador.

Tag: Função do educador.

Tag: Entrevista

Tag: Corporificação.

Tag: Experiência estética.

Publicação

Data de publicação: 15 de abril de 2010

A ESTÉTICA NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS, MARIA HELENA WAGNER ROSSI

Descrição

Descrição:

“O artigo discute os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi conhecer o processo de desenvolvimento da compreensão estética visual de alunos, em função de uma exposição sistematizada a atividades de leitura e discussão estética durante os oito anos da Educação Fundamental, numa mesma turma, em estudo longitudinal. Compara a compreensão estética dos alunos do grupo experimental com a de alunos do grupo controle, apresentando trechos dos diálogos realizados frente às obras e às imagens. Defende a introdução da discussão estética em sala de aula, desde as séries iniciais, respeitando e valorizando as idéias e teorias intuitivas que os alunos trazem, criticando as abordagens de leitura de imagens vigentes, normalmente de cunho formalista.” EDUCAÇÃO E REALIDADE, p 49.

Tags

Tag: Ensino formal

Tag: Ensino da arte

Tag: Público escolar

Tag: Educação estética.

Tag: Compreensão estética.

A LEITURA QUE FORMA O MEDIADOR, FORMA O OLHAR E AJUDA A LER O MUNDO?, SIMONE FERREIRA LUIZINES

Descrição

Descrição:

Considerações sobre o papel do mediador/educador em museus e galerias identificando-o como aquele que oportuniza leituras críticas e significativas de obras de arte – entendidas como campos de estudos transdisciplinares e multireferenciais – estimulando a construção coletiva do conhecimento. DIÁLOGOS ENTRE ARTE E PÚBLICO, p 59.

Tags

Tag: Processo de aprendizagem

Tag: Mediação

Tag: Leitura de imagem

Tag: Vygotsky.

A VERDADE PARA A OBRA NÃO EXISTE: O QUE EXISTE SÃO AS RELAÇÕES CONSTRUÍDAS PELO OBSERVADOR, ANDERSON PINHEIRO E NINA VELASCO E CRUZ

Descrição

Descrição:

Em forma de entrevista, os autores Nina Velasco Cruz e Anderson Pinheiro, dialogam sobre a verdade da obra de arte, as diferentes maneiras de ver, contextos de produção e apreciação da obra, a relação sujeito-objeto. DIÁLOGOS ENTRE ARTE E PÚBLICO, p 63.

Tags

Tag: Entrevista

Tag: Hélio Oiticica

Tag: Lygia Clark

Tag: Recepção da imagem

Tag: Relação sujeito-objeto

Tag: Walter Benjamin

Publicação

Data de publicação: 14 de junho de 2010

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE LEITURA DE IMAGENS, MARIA HELENA WAGNER ROSSI

Descrição

Descrição:

“O tema leitura de imagens tem chamado a atenção dos professores de Arte desde que as novas abordagens trouxeram a imagem da arte para a sala de aula, depois de décadas de hegemonia da livre-expressão. No entanto, nem sempre esse assunto tem sido discutido de maneira a considerar o sujeito da leitura: o aluno. Pois é essa a proposta que queremos fazer ao professor de Arte, que quer propiciar uma verdadeira (e contemporânea) educação estética ao seu aluno. Quaisquer que sejam os seus objetivos pedagógicos, as suas propostas deverão levar em consideração as condições de construção de conhecimento do aluno no domínio da leitura estética. (…)”

Tags

Tag: Ensino da arte

Tag: Leitura de imagem

Publicação

Data de publicação: 14 de junho de 2018

LEITURA DA IMAGEM, MARA APARECIDA MAGERO GALVANI

Descrição

Descrição:

“O artigo aborda a cidade como possibilidade educadora, reforçando o papel da leitura de imagens na escola. A partir da cidade de Antônio Prado, RS, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o texto propõe a leitura da cidade em que a criança e o adolescente vivem como via de acesso para compreender e preservar não só o patrimônio público, mas a vida, visando à construção de um futuro menos predatório, mais crítico, sensível e amoroso. Nesta discussão, também é abordada a concepção de cidade desde Atenas e como se dá, na atualidade, a relação dos corpos humanos com os espaços urbanos, através de ações cotidianas como o morar, o caminhar e o conversar”.

Tags

Tag: Ensino da arte

Tag: Educação patrimonial

Tag: Leitura de imagem

Tag: Escola-Cidade.

Publicação

Data de publicação: 15 de abril de 2010

MEDIAÇÃO ESTÉTICA: O QUE TEMOS? O QUE PRECISAMOS?, MARIA HELENA WAGNER ROSSI

Descrição

Descrição:

A autora expõe inquietações sobre algumas publicações que subsidiam as atividades de leitura de imagens em sala de aula, especialmente aquelas voltadas ao público infantil. Questiona alguns procedimentos que costumam ocorrer no trabalho da leitura visual e na construção do pensamento estético, valorizando o papel do professor como mediador competente. DIÁLOGOS ENTRE ARTE E PÚBLICO, p 73.

Tags

Tag: Ensino formal

Tag: Ensino da arte

Tag: Educação estética.

Tag: Leitura de imagem

Tag: Mediação estética

REFLEXÕES SOBRE A MEDIAÇÃO ESTÉTICO-VISUAL, MARIA HELENA WAGNER ROSSI

Descrição

Descrição:

“Como estimular o encontro com a obra?” A autora expõe neste texto algumas reflexões sobre essa questão.

Tags

Tag: Ensino formal

Tag: Ensino da arte

Tag: Educação estética.

Tag: Leitura de imagem

Tag: Mediação estética

Publicação

Data de publicação: 20 de janeiro de 2011

BREVES NOTAS SOBRE A CONQUISTA DA FORMAÇÃO DE DIVERSOS PÚBLICOS PARA OS MUSEUS DE ARTE CONTEMPORÂNEA, CRISTIANE MABEL MEDEIRO

Descrição

Descrição:

Em formato de notas, a autora aborda questões sobre a frequência de famílias com crianças em museus, com enfoque nas ações de formação de públicos em museus de Arte Contemporânea. O texto foi publicado para o Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte, realizado em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Santander Cultural de Recife e Porto Alegre.

Tags

Tag: Educação em museus.

Tag: Encontro Internacional Diálogos.

Tag: Cultura visual

Tag: Formação de público.

Tag: Museu de arte contemporânea.

Tag: Público infantil

O MUSEU E A CRIANÇA: RELAÇÕES, MARIA ISABEL LEITE

Descrição

Descrição:

A autora apresenta um breve panorama conceitual para se abordar as relações entre crianças e museus e, a partir de então, esboçar algumas tramas possíveis entre eles. O texto foi publicado para o Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte, realizado em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Santander Cultural de Recife e Porto Alegre.

SERÁ QUE INFLUENCIOU DE ALGUMA FORMA?, ANDERSON PINHEIRO

Descrição

Descrição:

Considerações sobre o papel do mediador em espaços expositivos, com foco na importância e no respeito que deve ocorrer na interação entre os “mundos do mediador e os do visitante”, num processo participativo que transforme a visita ao museu em uma verdadeira experiência. DIÁLOGOS ENTRE ARTE E PÚBLICO, p 41.

Tags

Tag: Públicos de museu

Tag: Mediação

Tag: Experiência

Tag: Função do educador.

Tag: Visitas educativas

Publicação

Data de publicação: 15 de abril de 2010

TURISMO CULTURAL: A REALIDADE DA PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO / BRASIL

Descrição

Descrição:

O interesse cultural se insere no âmago do desejo que motiva o turista, incentivando-o a desbravar, conhecer e fruir outras culturas. Nesse sentido, o texto aborda a relação entre turismo e museus no Brasil, com foco na Pinacoteca do Estado de São Paulo e suas ações educativas.

Tags

Tag: Educação em museus.

Tag: Turismo

Tag: Turismo cultural.

Publicação

Data de publicação: 17 de novembro de 2015

Assine nossa Newsletter

e acompanhe nossa programação

    Clicando em "Aceito todos os Cookies" ou continuar a navegar no site, você concorda com o
    armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a experiência e navegação no site.
    Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.

    Aceitar todos os Cookies