Educativo Textos NAE

+EDUCAÇÕES – ARTE E PATRIMÔNIO, PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Descrição

Descrição:

Apresentação do projeto +educAÇÕES no 5° Encontro Paulista de Museus, por Auber Bettinelli, Claudia Bassetto e Mila Milene Chiovatto.
Esse projeto foi realizado 2012, em parceria com a Prefeitura de Botucatu e o MAC Itajahy Martins.

Tags

Tag: Programas Educativos

Tag: Botucatu.

Tag: MAC Itajahy Martins.

Publicação

Data de publicação: 02 de julho de 2013

A FORMAÇÃO DO EDUCADOR DE MUSEU: A EXPERIÊNCIA DA PINACOTECA DO ESTADO

Descrição

Descrição:

Apresenta aspectos do processo de formação de educadores do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Tags

Tag: Educação em museus.

Tag: Mediação

Tag: Formação do educador.

Publicação

Data de publicação: 05 de novembro de 2015

A INCLUSÃO DE PÚBLICOS ESPECIAIS EM MUSEUS: O PROGRAMA EDUCATIVO PARA PÚBLICOS ESPECIAIS DA PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Descrição

Descrição:

Com a progressiva conscientização e a implantação por parte dos museus brasileiros de políticas de ação educativa dirigidas aos públicos específicos e considerando o importante papel social desempenhado por essas instituições como espaços de referência da identidade cultural e autorreconhecimento dos cidadãos em sua comunidade, as autoras discorrem sobre a experiência e as ações do Programa Educativo para Públicos Especiais (PEPE), do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Tags

Tag: Educação em museus.

Tag: Encontro Internacional Diálogos.

Tag: Inclusão social.

Tag: Programas Educativos

Tag: Acessibilidade

Tag: Públicos especiais

Tag: Recursos multissensoriais

Tag: Educação inclusiva.

Descrição

Descrição:

Apresenta os objetivos, ações e experiências do Programa Educativo para Públicos Especiais (PEPE), do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca de São Paulo. O texto foi publicado para o Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte, realizado em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Santander Cultural de Recife e Porto Alegre.

Tags

Tag: Educação em museus.

Tag: Inclusão social.

Tag: Programas Educativos

Tag: Acessibilidade

Tag: Públicos especiais

Tag: Educação inclusiva.

Publicação

Data de publicação: 20 de janeiro de 2011

AÇÃO EDUCATIVA: MEDIAÇÃO CULTURAL EM MUSEUS

Descrição

Descrição:

Trata de algumas noções básicas acerca do Patrimônio e dos Museus; apresenta, ainda, aspectos da Nova Museologia, tendência que propõe o museu como espaço de memória, mas também de discussão da sociedade. Também são apresentados alguns referenciais teóricos acerca do ensino de arte na escola, e as distinções básicas destas práticas para com as ações educativas em museus. Finalizando, apresenta os programas e a estrutura do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Tags

Tag: Educação em museus.

Tag: Ensino da arte

Tag: Educação patrimonial

Tag: Nova Museologia

Tag: Programas.

Publicação

Data de publicação: 05 de novembro de 2015

ACESSO E QUALIDADE: PROPOSTAS DA ÁREA DE AÇÃO EDUCATIVA DA PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Descrição

Descrição:

O texto aborda as ações de acessibilidade da Área de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo, que visam fazer o público fruir mais e melhor um acervo que é seu.

Tags

Tag: Educação em museus.

Tag: Públicos de museu

Tag: Acessibilidade cultural

Publicação

Data de publicação: 17 de novembro de 2015

Descrição

Descrição:

Apresenta os objetivos, ações e experiências do Programa de Inclusão Sociocultural (PISC), do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca de São Paulo. O texto foi publicado para o Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte, realizado em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Santander Cultural de Recife e Porto Alegre.

Tags

Tag: Educação em museus.

Tag: Encontro Internacional Diálogos.

Tag: Função social do museu

Tag: Programas Educativos

Tag: Inclusão sociocultural.

Tag: Acessibilidade cultural

Tag: Exclusão social.

Tag: Situação de vulnerabilidade social.

Tag: Ação educativa Extramuros

Publicação

Data de publicação: 20 de janeiro de 2011

Descrição

Descrição:

O artigo apresenta o processo de concepção para o desenvolvimento das ações do Programa de Inclusão Sociocultural (PISC) do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca de São Paulo, desde 2002. Texto apresentado para o 3º Encontro Baiano de Museus – Museus, território e inclusão sociocultural, em 2011.

Tags

Tag: Educação em museus.

Tag: Função social do museu

Tag: Direitos Culturais.

Tag: Programas Educativos

Tag: Inclusão sociocultural.

Tag: Acessibilidade cultural

Tag: Exclusão social.

Tag: Situação de vulnerabilidade social.

Tag: Ação educativa Extramuros

Publicação

Data de publicação: 22 de setembro de 2015

BEM-VINDO, PROFESSOR! – A AVALIAÇÃO TRANSFORMADORA

Descrição

Descrição:

Avaliação do programa Bem-vindo, professor! desenvolvido pelo Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Tags

Tag: Educação em museus.

Tag: Públicos de museu

Tag: Programas Educativos

Tag: Público escolar

Publicação

Data de publicação: 02 de dezembro de 2015

COMO AVALIAR O SENSÍVEL? A EXPERIÊNCIA DA PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO EM AVALIAÇÃO PARA AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIOCULTURAL.

Descrição

Descrição:

O artigo apresenta os programas e processos de avaliação para o desenvolvimento das ações do Programa de Inclusão Sociocultural (PISC) do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca de São Paulo.

Tags

Tag: Educação em museus.

Tag: Inclusão sociocultural.

Tag: Situação de vulnerabilidade social.

Tag: Ação Programas educativos

Tag: Processos de avaliação

Publicação

Data de publicação: 20 de novembro de 2015

CONVIDAR A PARTICIPAR: ESPAÇOS EDUCATIVOS EM MUSEU

Descrição

Apresentação de recursos educativos, chamados de dispositivos para autonomia de visitas na exposição Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo.

Tags

Tag: Educação em museus.

Tag: Arte Brasileira.

Descrição

Descrição:

Refletindo sobre o museu, sua função educativa e seus públicos, percebe-se um um perfil de público invisivel para as instituições: os seus funcionários. Esse público interno, formado por recepcionistas, atendentes, auxiliares e seguranças, se depara diariamente com bens culturais, trabalhando para a sua preservação, mas sem conhecimento das especificidades da área em que atuam. Diante desse problema, é apresentada a experiência do programa Consciência Funcional, desenvolvido com os funcionários de diversos núcleos da Pinacoteca. O texto foi publicado para o Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte, realizado em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Santander Cultural de Recife e Porto Alegre.

Tags

Tag: Encontro Internacional Diálogos.

Tag: Função educativa do museu.

Tag: Nova Museologia

Tag: Educação-Sociedade.

Tag: Programas Educativos

Tag: Funcionários de museu

Tag: Público interno

Publicação

Data de publicação: 20 de janeiro de 2011

Descrição

Descrição:

Apresenta a proposta para o “Arte em Diálogo”, concebido pelo Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca e que se estruturou a partir da elaboração do discurso da exposição de longa duração de obras do acervo da Pinacoteca, “Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo”, por parte da curadoria da instituição.

Tags

Tag: Alfabetização cultural.

Tag: Função social do museu

Tag: Inclusão sociocultural.

Tag: Acessibilidade

Publicação

Data de publicação: 28 de setembro de 2015

INTERLIGAR O MUSEU E SEU ENTORNO: A AÇÃO EDUCATIVA EXTRAMUROS DA PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Descrição

Descrição:

“Este artigo apresenta uma reflexão sobre as particularidades da educação em museus e sobre as implicações da acessibilidade nessas instituições, apresentando um processo educativo realizado junto a não públicos. Aborda especificamente a ação educativa extramuros da Pinacoteca do Estado de São Paulo, o mais antigo museu de arte paulista. Essa ação é desenvolvida há três anos junto a grupos de adultos em situação de rua, frequentadores de casas de convivência do entorno do museu, por meio de oficinas de artes, visitas educativas regulares à Pinacoteca e outras ações, tais como exposições educativas e publicações”. Publicado na Revista de Ciências da Educação, periódico do Programa de Mestrado em Educação do Centro UNISAL, Ano XIII, Nº 25, 2011.

Tags

Tag: Educação em museus.

Tag: Função social do museu

Tag: Nova Museologia

Tag: Programas Educativos

Tag: Inclusão sociocultural.

Tag: Acessibilidade cultural

Tag: Situação de vulnerabilidade social.

Tag: Ação educativa Extramuros

Publicação

Data de publicação: 05 de novembro de 2015

MEDIAÇÃO PARA JOVENS EM MUSEUS

Descrição

Descrição:

Apontamentos sobre a realização de mediação para jovens em museus.

Tags

Tag: Educação em museus.

Tag: Públicos de museu

Tag: Programas Educativos

Publicação

Data de publicação: 02 de dezembro de 2015

MUSEU, IMAGINAÇÃO E FORMAÇÃO DOS SUJEITOS: A EXPERIÊNCIA DA PINACOTECA DO ESTADO DE SP

Descrição

Descrição:

Trata das relações entre imaginação, museu e a formação do sujeito nas práticas educativas do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Tags

Tag: Educação em museus.

Tag: Função social do museu

Tag: Programas Educativos

Tag: Construção do conhecimento

Tag: Imaginação.

Tag: Memória

Publicação

Data de publicação: 05 de novembro de 2015

Descrição

Descrição:

Apresenta o processo de implantação e os pressupostos conceituais do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo. O texto foi publicado para o Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte, realizado em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Santander Cultural de Recife e Porto Alegre.

Tags

Tag: Proposta poética

Tag: Educação em museus.

Tag: Encontro Internacional Diálogos.

Tag: John Dewey

Tag: Atividades lúdico-educativas

Tag: Nova Museologia

Tag: Jorge Larrosa.

Tag: Programas Educativos

Tag: Leitura de imagem

Tag: Visitas educativas

Publicação

Data de publicação: 20 de janeiro de 2011

Descrição

Descrição:

“Apresentaremos uma rápida reflexão acerca dos modelos mais presentes de parceria desenvolvidos pelo Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Concentraremos nossa análise na experiência de parceria que nomeamos de Educação Compartilhada, estabelecendo o perfil ideal dos parceiros participantes para esse sistema no qual são co-responsáveis pela elaboração e desenvolvimento de ações educativas conjuntas. Como exemplo dessa experiência apresentaremos um estudo de caso de parceria entre o museu e uma ONG que atua com jovens de setores populares oferecendo-lhes formação em vídeo”.

Tags

Tag: Programas Educativos

Tag: Inclusão sociocultural.

Tag: Parcerias

Tag: Educação compartilhada

Publicação

Data de publicação: 23 de setembro de 2015

Descrição

Descrição:

A natureza essencialmente educacional da instituição museológica é aceita de modo unânime pela bibliografia da museologia contemporânea e apresenta, na prática, implicações ainda muito distintas.

O texto discute duas necessidades: “fazer a concepção educacional permear outros âmbitos para além das áreas destinadas especificamente a essa atuação nos museus, e, por outro lado, expandir, nestas últimas, propostas que partam das características da instituição museológica e percebam como público alvo, não apenas o escolar, mas o público em geral, ou seja, todo o público potencial do museu”.

Tags

Tag: Função educativa do museu.

Tag: Públicos de museu

Tag: Educación em museo.

Tag: Diretrizes institucionais.

Tag: Funções museais.

Publicação

Data de publicação: 22 de novembro de 2015

POLÍTICAS PÚBLICAS CULTURAIS DE INCLUSÃO DE PÚBLICOS ESPECIAIS EM MUSEUS

Descrição

Descrição:

“Este trabalho de doutoramento tem por objetivo afirmar que é possível conceber o museu e o patrimônio cultural que ele abriga como instrumentos de políticas públicas culturais de inclusão social de públicos especiais (pessoas com deficiências sensoriais, físicas ou mentais e outras limitações), seja no plano individual de uma instituição determinada, seja no contexto de um conjunto sistêmico de instituições públicas estatais e/ou privadas estruturado segundo um modelo de rede, que atue segundo ações de planejamento, implantação e qualificação de programas de acessibilidade e ação educativa inclusiva em museus no Estado de São Paulo como em outros Estados e regiões do país.”

Tags

Tag: Educação em museus.

Tag: Inclusão social.

Tag: Acessibilidade

Tag: Públicos especiais

Tag: Recursos mediáticos.

Tag: Recursos multissensoriais

Publicação

Data de publicação: 05 de novembro de 2015

REPENSANDO A ACESSIBILIDADE EM MUSEUS: A EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE AÇÃO EDUCATIVA DA PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Descrição

Descrição:

O texto aborda as ações de acessibilidade desenvolvidas através dos programas do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo, que incluam não apenas públicos com deficiências, mas outros igualmente excluídos dos processos e sistemas oficiais de cultura.

Tags

Tag: Função social do museu

Tag: Programas Educativos

Tag: Inclusão sociocultural.

Tag: Acessibilidade

Tag: Exclusão social.

Tag: Situação de vulnerabilidade social.

Publicação

Data de publicação: 17 de novembro de 2015

Descrição

Descrição:

Apresenta uma reflexão sobre o processo de implantação e as experiências com o projeto Espaço Virtual Pedagógico, do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Tags

Tag: Formação de professores

Tag: Inclusão sociocultural.

Tag: Acessibilidade cultural

Tag: Espaço virtual pedagógico.

Publicação

Data de publicação: 23 de setembro de 2015

Descrição

Descrição:

O texto aborda as ações de acessibilidade desenvolvidas através dos programas do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo, que incluam não apenas públicos com deficiências, mas outros igualmente excluídos dos processos e sistemas oficiais de cultura.

Tags

Tag: Públicos especiais

Tag: Educação em museus.

Tag: Públicos de museu

Tag: Inclusão social.

Tag: Função social do museu

Tag: Programas Educativos

Tag: Inclusão sociocultural.

Tag: Acessibilidade

Tag: Acessibilidade cultural

Tag: Parcerias

Descrição

Descrição:

Apresenta os programas de atendimento voltado ao público escolar, professores e em geral por meio de visitas educativas e outras ações. O texto foi publicado para o Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte, realizado em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Santander Cultural de Recife e Porto Alegre.

Tags

Tag: Educação em museus.

Tag: Encontro Internacional Diálogos.

Tag: Públicos de museu

Tag: Atividades lúdico-educativas

Tag: Programas Educativos

Tag: Leitura de imagem

Tag: Visitas educativas

Tag: Proposta poética

Publicação

Data de publicação: 20 de janeiro de 2011

Assine nossa Newsletter

e acompanhe nossa programação

    Clicando em "Aceito todos os Cookies" ou continuar a navegar no site, você concorda com o
    armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a experiência e navegação no site.
    Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.

    Aceitar todos os Cookies